Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, na Grã-Bretanha, a Aston Martin confirmou a contratação de Adrian Newey, um dos mais bem-sucedidos projetistas que a Fórmula 1 já teve em toda a sua história. O anúncio foi feito pelo dono da equipe, o magnata canadense Lawrence Stroll.
“Estou emocionado por me juntar à equipe de Fórmula 1 Aston Martin Aramco. Fiquei extremamente inspirado e impressionado com a paixão e o comprometimento que Lawrence traz para tudo em que está envolvido. Lawrence está determinado a criar uma equipe campeã mundial. Ele é o único proprietário majoritário da equipe que está ativamente engajado no esporte", diz Newey.
O “Mago da Aerodinâmica” se junta a um projeto ambicioso de Stroll a partir de 1º de março de 2025. Além de uma fábrica nova e de última geração que Stroll mandou construir, ele tem em seu plantel ninguém menos que o bicampeão Fernando Alonso, além do sonho de ver o filho Lance Stroll campeão de Fórmula 1.
"Seu compromisso é demonstrado no desenvolvimento do novo Campus de Tecnologia AMR e do túnel de vento em Silverstone, que não são apenas de última geração, mas possui um layout que cria um ótimo ambiente para trabalhar. Juntamente com grandes parceiros como Honda e Aramco, eles têm todas as peças-chave de infraestrutura necessárias para fazer da Aston Martin uma equipe vencedora do campeonato mundial e estou muito ansioso para ajudar a alcançar esse objetivo”, afirma o projetista.
Stroll celebrou ter conseguido contratar Newey em meio a uma batalha travada com a Ferrari para poder ter o projetista na equipe.
“Esta é uma grande notícia. Adrian é o melhor do mundo no que faz - ele está no topo de seu jogo - e estou incrivelmente orgulhoso por ele estar se juntando à equipe de Fórmula 1 Aston Martin Aramco. É a maior história desde o O nome Aston Martin regressou ao esporte e é mais uma demonstração da nossa ambição de construir uma equipe de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais.Assim que Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos que fazer isso acontecer. Nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo compartilhado de colaborar em uma oportunidade única na vida, explica.
Segundo Stroll, as novas instalações contruídas por ele para a Aston Martin foram fundamentais para convencer Adrian a aceitar o desafio e participar do projeto.
"Adrian é um auotobilista e uma das pessoas mais competitivas que já conheci. Quando viu o que construímos em Silverstone – nosso incrível Campus de Tecnologia AMR, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento do esporte – ele entendeu rapidamente o que estamos tentando alcançar. Estamos falando sério – e ele também. Adrian compartilha nossa fome e ambição, ele acredita neste projeto e nos ajudará a escrever o próximo capítulo da história da Fórmula 1 da Aston Martin Aramco.”
Quem é Adrian Newey?
Adrian Newey, conhecido como o "Mago da Aerodinâmica", é um dos projetistas mais renomados da Fórmula 1. Nascido em 26 de dezembro de 1958, em Stratford-upon-Avon, Reino Unido, Newey começou sua carreira como engenheiro de design na Fórmula 1 no final da década de 1980. Seu talento foi rapidamente reconhecido, e ele fez seu nome inicialmente na equipe de March, onde desenvolveu o March 881 que obteve resultados melhores do que o esperado. Só que os resultados pararam de vir e Newey foi demitido.
Na década de 1990, Newey uniu-se à equipe Williams, onde sua influência se tornou ainda mais evidente. Sob sua liderança, a Williams conquistou quatro campeonatos de construtores em 1992, 1993, 1994 e 1996, e três títulos de pilotos com Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993) e Damon Hill (1996). Suas inovações aerodinâmicas foram cruciais para o sucesso da equipe, consolidando sua reputação como um dos maiores engenheiros da Fórmula 1.
Em 1997, Newey ingressou na McLaren, onde continuou a sua trajetória de sucesso. Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do MP4/13, que levou a McLaren a conquistar o bicampeonato de construtores em 1998 e 1999. Além disso, esse carro ajudou Mika Häkkinen a ganhar os títulos de pilotos em 1998 e 1999. Seu trabalho na McLaren foi marcado por soluções aerodinâmicas inovadoras que mantiveram a equipe competitiva.
A partir de 2006, Newey começou a trabalhar com a Red Bull Racing, onde alcançou um dos períodos mais gloriosos de sua carreira. Sob sua orientação, a Red Bull conquistou quatro títulos consecutivos de construtores de 2010 a 2013. Além disso, Sebastian Vettel ganhou quatro títulos de pilotos consecutivos durante esses anos. O sucesso da Red Bull Racing consolidou ainda mais a reputação de Newey como um gênio da engenharia e da aerodinâmica.
Em 2017, Newey lançou o livro "How to Build a Car", no qual compartilha detalhes sobre sua carreira, projetos e a evolução da engenharia na Fórmula 1. O livro oferece uma visão interna da sua abordagem inovadora e da sua jornada como o "Mago da Aerodinâmica". A trajetória de Adrian Newey é marcada por uma combinação impressionante de talento, inovação e sucesso, fazendo dele uma figura central na história recente da Fórmula 1.
O britânico ainda colhe os frutos do trabalho que desenvolveu com a Red Bull no último regulamento aplicado na F1, que teve e volta dos carros com efeito solo. o trabalho resultdou nos títulos de 2021 a 2023 de Max Verstappen no Mundial de Pilotos e também de 2022 e 2023 no Mundial de Construtores. Desde o anúncio de sua saída da Red Bull, em janeiro de 2024, a equipe austríaca vem perdendo rendimento.