O recapeamento feito no Autódromo de Interlagos nos últimos meses pode ser um fator decisivo no Grande Prêmio de São Paulo de 2024, neste final de semana – especialmente caso a previsão de chuva no domingo (3) se confirme.
O GP de São Paulo de F1 tem cobertura completa e transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e Bandplay.
É o que garante a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1. De acordo com Mario Isola, diretor de automobilismo da fabricante italiana, a aderência do novo asfalto pode ser especialmente baixa em caso de chuva.
“Estou esperando alguma evolução da pista, e talvez algumas questões se estiver molhado, já que temos chance de chuva amanhã (sábado, 2) à tarde e domingo (3), durante a corrida. Este betume, em geral, cria uma superfície um pouco escorregadia”, afirmou Isola em entrevista coletiva nesta sexta-feira (1) no Autódromo de Interlagos.
Em compensação, a aderência em pista seca se mostrou um diferencial no treino livre da etapa em São Paulo. Lando Norris (McLaren) liderou com 1:10.610, um tempo melhor do que o da pole position do GP de 2023, quando Max Verstappen (Red Bull) marcou 1:10.727 para largar em primeiro lugar.
“Nós estávamos esperando esses tempos de volta porque, como sempre, nós medimos a aspereza do circuito. Está muito mais suave se comparado ao ano passado, mas o nível de aderência está alinhado com o do ano passado – não muito alto, mais ou menos o mesmo. Então esperamos os mesmos tempos de voltas e também muita evolução da pista”, afirmou Mario Isola.
O dirigente italiano ainda destacou ondulações no novo asfalto (os chamados bumps), mas minimizou o problema. “Ouvi alguns comentários sobre bumps, mas honestamente não é algo que consideramos em nossas medições”, completou.
Programação do GP de São Paulo de F1
Sexta-feira, 1º de novembro
Sábado, 2 de novembro
Domingo, 3 de novembro