As reformas no Autódromo de Interlagos para o GP de São Paulo de 2024

Circuito recebeu obras para receber a Fórmula 1 em novembro; confira as novidades

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Grid

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.

Autódromo de Interlagos (imagem de arquivo) recebe a F1 em novembro
Emanuel Colombari/Band

A cada ano, o Autódromo de Interlagos passa por reformas para receber a Fórmula 1 com conforto e segurança para pilotos, equipes e fãs. E, em 2024, não vai ser diferente.

Para o Grande Prêmio de São Paulo de 2024, o local será entregue à F1 com obras significativas de modernização. O cronograma das reformas começou em agosto, terminando em outubro.

A novidade mais visível do projeto é o recapeamento total da pista, com a promessa de um asfalto mais abrasivo e menos compacto, ideal para a performance de carros de alta velocidade. 

“Estamos aplicando aproximadamente 81 mil metros quadrados de asfalto novo, com um traço que inclui fibra natural, CAP com polímeros e borracha, além de britas especiais. O asfalto que está sendo produzido aqui é o que há de melhor no mundo, indicado para grandes corridas de F1, Stock Car e outros eventos do automobilismo”, afirmou em setembro o engenheiro Sylvio Carlos Neri, da construtora Jofege, a principal responsável pelos trabalhos no circuito.

Mas as novidades não ficam restritas à pista. O público também poderá ver novidades nas áreas comuns do autódromo, que serão ampliadas – de 7 mil metros quadrados para 22 mil metros quadrados.

A ideia é oferecer uma estrutura que melhore a experiência de quem visita Interlagos também quando não há corridas, em eventos com os festivais musicais. O endereço ganha em 2024 um novo edifício, com lojas, restaurantes, banheiros e elevadores, além de vista privilegiada para a pista.

“O autódromo já conta com algumas áreas comuns e cobertas, como a tribuna de honra que possui um espaço aproximado de 650 metros quadrados, e o paddock, que é um espaço bastante conhecido por ser uma das áreas mais prestigiadas do GP de Fórmula 1, onde é montado o camarote exclusivo durante o evento. Este novo espaço busca não só triplicar estes espaços para o público, mas também oferecer comodidade, segurança e uma experiência inédita de observar por cima quase 100% de todo o complexo”, alega Celso Vaciski, gerente de projetos de contrato do JC Interlagos, o consórcio responsável pelas obras.

“Com essas melhorias, Interlagos se prepara para oferecer uma experiência ainda mais completa para os visitantes e para os competidores, reafirmando sua importância no calendário automobilístico mundial e para eventos de entretenimento nacional e internacional”, completou.

E para facilitar o fluxo de trabalho nos bastidores, o Autódromo de Interlagos também está ganhando um novo túnel. A promessa é facilitar o tráfego de caminhões nas dependências do circuito.

“O outro túnel existente no autódromo precisa de autorização para atravessar a pista, mas o novo túnel terá passagem livre, melhorando a logística interna”, prometeu o engenheiro Claudio Matelli, porta-voz da Construbase, empresa que integra o consórcio JC Interlagos.

“Esta obra busca melhorar a infraestrutura do Autódromo, oferecer mais celeridade ao transporte de carga, de pessoas, além de diminuir a burocracia para o tráfego interno”, acrescentou.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.