A diretoria da Companhia de Investimentos de Qiddiya divulgou imagens nesta terça-feira (5) do Speed Park Track, a futura pista que sediará o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1.
O local ficará em Qiddiya, um complexo nos arredores da capital Riad. Além do circuito de corridas, o destino turístico contará ainda com parque aquático, montanha russa e dependências para esports, entre outras estruturas que ainda serão anunciadas.
O destaque para o traçado ficará por conta da curva 1, chamada de Blade ("lâmina", em inglês): o trecho ficará em uma espécie de viaduto, a uma altura de 20 andares sobre o solo. O ponto terá uma grande área de escape, além de proteções, para evitar acidentes.
O circuito foi desenhado por Alexander Wurz, ex-piloto de Benetton, McLaren e Williams na F1; e Hermann Tilke, designer responsável por diversas pistas na categoria. Ao todo, o Speed Park Track terá 21 curvas e uma elevação total de 108 metros.
“O Speed Park Track será a verdadeira incorporação da filosofia ‘power of play’ de Qiddiya, e irá posicionar Qiddiya City como a causa do automobilismo saudita e uma dos principais palcos do automobilismo mundial”, afirmou Abdullah Aldawood , diretor administrativo da Companhia de Investimentos de Qiddiya.
“Visitantes e espectadores receberão experiências imersivas únicas no mundo com uma pista desenhada de maneira pioneira”, acrescentou o dirigente.
A promessa dos dirigentes sauditas era receber a prova em Qiddiya já a partir de 2024. O prazo atual é substituir Jedá como palco do GP da Arábia Saudita a partir de 2028.