Apoio de Alonso, título e ascensão: como Gabriel Bortoleto recolocou o Brasil na F1

Brasileiro da F2 foi anunciado como titular da Sauber em 2025 após brilhar nos últimos anos

Da redação

Gabriel Bortoleto será o primeiro brasileiro titular da F1 desde o fim de 2017
Stake F1 Team Kick Sauber

A confirmação da vaga de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 em 2025 coroa uma ascensão rápida, mas sólida, no automobilismo internacional. Aos 20 anos, o piloto paulista recoloca o Brasil no grid da principal categoria do automobilismo mundial - encerrando um jejum iniciado no fim de 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams, e interrompido apenas com as duas provas que Pietro Fittipaldi disputou pela Haas no fim de 2020.

Nascido em 14 de outubro de 2004, Bortoleto fez uma trajetória consistente no kart entre 2012 e 2019, estreando nos monopostos com a disputa da Fórmula 4 italiana em 2020. Os primeiros anos foram pouco empolgantes: quinto colocado na F-4 italiana em 2020, foi 15º na Fórmula Regional Europeia em 2021, evoluindo para a sexta posição na temporada 2022 da Freca.

A virada de chave veio em 2023: Bortoleto assinou com a equipe Trident para disputar a Fórmula 3, e logo colheu os resultados. De quebra, entrou para a A14, empresa de gerenciamento de carreira encabeçada por Fernando Alonso. Naquele ano, ainda no primeiro semestre, assumiu a liderança do campeonato e começou a conversar com equipes da Fórmula 2 por uma vaga no grid de 2024.

“A gente tem conversado com equipes de Fórmula 2. A gente já está, eu diria, avançado até”, afirmou na época ao Band.com.br. “O que eu acho que posso falar é que é uma equipe de ponta na Fórmula 2. Eles sempre demonstraram resultado. Vamos ver, né? É muito no começo para definir algo também, só foram conversas. Vamos ver como vão as coisas.”

O título na F3 veio antes mesmo das corridas da última etapa. E com ele, a atenção das equipes da Fórmula 1. No fim de 2023, Bortoleto passou a ser especulado nas academias de diversos times, como McLaren, Red Bull e Alpine. Na época, ao Band.com.br, admitiu conversas.

Bortoleto foi campeão da F3 em 2023 antes mesmo das últimas corridas do ano (Imagem: FIA Fòrmula 3)

“Lógico, depois de uma temporada boa de Fórmula 3, as academias vêm atrás para saber como e que estão as coisas para o futuro, o que você está precisando. Tem algumas opções aí, a gente está vendo qual é a melhor para no futuro assinar com alguma”, afirmou em setembro de 2023.

Um mês depois, Bortoleto era anunciado pelo programa de formação de pilotos da McLaren. Mais tarde, veio o anúncio para 2024: uma vaga na equipe Invicta para a temporada da Fórmula 2.

Bortoleto entrou para a academia de formação de pilotos da McLaren no fim de 2023 (Imagem: McLaren)

A princípio, tudo indicava um ano de adaptação. Em 2023, a Invicta (ainda como Invicta-Virtuosi) havia tido um desempenho irregular, levando Jack Doohan ao terceiro lugar no campeonato. Para 2024, alguns nomes despontavam como candidatos ao título: Victor Martins (ART Grand Prix), Zak O’Sullivan (ART Grand Prix), Andrea Kimi Antonelli (Prema), Isack Hadjar (Campos), Paul Aron (Hitech), Zane Maloney (Rodin), Franco Colapinto (MP), Oliver Bearman (Prema), Dennis Hauger (MP)... Uma lista grande.

O começo foi devagar. O primeiro pódio só veio na quarta etapa, em Ímola. A primeira vitória, na sétima, no Red Bull Ring. No entanto, com o equilíbrio da categoria, Bortoleto começou a ganhar posições no campeonato, assumindo a liderança na etapa de Baku (Azerbaijão). Era o cartão de visitas que a Fórmula 1 precisava.

Após início irregular, Bortoleto entrou na briga pelo título da F2 com a Invicta (Imagem: Fórmula 2)

Em um momento de renovação no grid, algo raro nos últimos anos, nomes como Andrea Kimi Antonelli e Oliver Bearman garantiram seus lugares. Para Bortoleto, a porta que se abriu foi para a Sauber, que se despedirá da F1 no fim de 2025 para dar lugar a uma equipe de fábrica da Audi. De olho na transição, o time suíço contratou primeiro o experiente alemão Nico Hulkenberg, que corre em 2024 pela Haas.

A outra vaga virou alvo de intensa disputa. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, titulares do time em 2024, demonstraram interesse. Ao mesmo tempo, nomes como Mick Schumacher, Franco Colapinto, Kevin Magnussen, Theo Pourchaire e até Sebastian Vettel foram especulados. Com Bortoleto na briga, a McLaren deixou claro que não impediria a chegada do brasileiro à F1 por outra equipe - o que, inclusive, pode ser uma preparação para o futuro.

“É muito natural que equipes de Fórmula 1 estejam interessadas em ter Gabriel como piloto”, disse o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, durante o fim de semana do GP de São Paulo de 2024. “No que se refere à McLaren, a McLaren não vai barrar a possibilidade de que Gabriel pilote na Fórmula 1. As conversas estão acontecendo, e nós vamos ver o cenário à frente.”

Com o martelo batido, Gabriel Bortoleto primeiro tem como meta encerrar a temporada 2024 da Fórmula 2, na qual segue em busca do título. Depois, terá trabalho pela frente: em 2024, a Sauber é lanterna do Mundial de construtores na F1, sendo a única equipe que não pontuou.

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