UOL - O melhor conteúdo

Antonelli se torna o mais jovem da história a liderar uma corrida da F1: 'Sensação legal'

Italiano da Mercedes esteve na primeira posição do GP do Japão por dez voltas

Da redação

Andrea Kimi Antonelli fez história no Grande Prêmio do Japão a se tornar o mais jovem piloto de todos os tempos ao liderar uma corrida na Fórmula 1.

O italiano da Mercedes assumiu a ponta no final da volta 21, quando os três primeiros colocados – Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc – foram para os boxes. Ficou em primeiro lugar por dez voltas, até o final da volta 31, quando ele mesmo parou para trocar pneus. No fim, terminou na sexta posição, a mesma na qual largara.

Com 18 anos e 225 dias, Antonelli quebrou o recorde que pertencia a Max Verstappen há quase dez anos: o holandês era o mais jovem a liderar uma prova desde o GP da Espanha de 2016, quando liderou (e venceu) com 18 anos e 228 dias.

Após a prova deste domingo (6), o caçula do grid comemorou o feito. “Foi uma sensação legal”, disse. “Mas o que me deixou mais feliz foi o fato de termos um bom ritmo, muito melhor do que na China - especialmente com os pneus duros. Eu me senti muito bem lá e consegui dar voltas consistentes. Definitivamente, foi uma boa sensação.”

Sexto colocado no GP da China, Antonelli viu os resultados evoluírem ao longo do fim de semana no GP do Japão. Nos treinos livres, teve desempenhos apagados: foi o 16º colocado no segundo treino e 13º na terceira sessão. Depois, conseguiu o sexto lugar na qualificação e repetiu a posição na corrida.

Na prova deste domingo, o jovem italiano fez a volta mais rápida da corrida, com 1:30.965 na volta 30, e se tornou também o mais novo da história da F1 a registrar o feito – derrubando outra marca que pertencia a Max Verstappen desde o GP do Brasil de 2016. A marca assumiu o recorde do atual traçado de Suzuka, adotado em 2003, embora o recorde extraoficial (1:26.983) tenha sido estabelecido pelo próprio Verstappen no sábado (5), ao conquistar a pole para o GP do Japão.

Para Antonelli, o balanço do GP do Japão foi mais do que positivo. “Eu fiquei definitivamente muito mais feliz sobre como eu terminei meu fim de semana, porque o começo foi muito difícil. Mentalmente, foi muito duro também, porque, quando você começa tão atrás, é difícil virar a chave. Eu também fiquei feliz com a minha qualificação, e hoje dei outro passo em termos de pilotagem. Então, definitivamente, é um grande impulso de confiança para o próximo fim de semana”, analisou.

Confira os pilotos mais jovens a liderarem uma corrida de F1:

  1. Andrea Kimi Antonelli (ITA): 18 anos e 225 dias (GP do Japão 2025)
  2. Max Verstappen (HOL): 18 anos e 228 dias (GP da Espanha 2016)
  3. Sebastian Vettel (ALE): 20 anos e 89 dias (GP do Japão 2007)
  4. Charles Leclerc (MON): 21 anos e 166 dias (GP do Bahrein 2019)
  5. Sébastien Buemi (SUI): 21 anos e 225 dias (GP do Canadá 2010)

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar