A Alpine tem uma lista de pilotos interessados em assumir a vaga de Fernando Alonso na equipe para 2023. E mesmo mantendo a prioridade por Oscar Piastri, que disse que não pilotará pelo time mesmo após ter sido anunciado, já trabalha para reduzir o número de candidatos na relação.
Em entrevista publicada neste domingo (7) pelo jornal espanhol El Confidencial, o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer, afirmou ter sido procurado por representantes de diversos pilotos desde que Alonso foi anunciado na Aston Martin. O bicampeão substituirá Sebastian Vettel, que se aposentará da F1 no fim de 2022.
“Tínhamos um contrato com Piastri e temos que entender onde isso nos leva legalmente. Acreditamos, e por isso emitimos o comunicado (anunciando Piastri como titular em 2023), que temos um contrato vinculante. Vamos dedicar um tempo a estudar onde isso nos leva. E se Piastri não estiver no carro – e creio que ele vai estar, porque Fernando está fora -, tenho 14 telefonemas de pilotos que estão interessados”, disse Szafnauer.
“Mas destes 14, ficarão quatro na lista final. E Piastri está entre eles”, acrescentou.
Caso Oscar Piastri vá mesmo para outra equipe, a Alpine já admite recorrer aos tribunais para conseguir uma compensação financeira.
“Primeiro de tudo, vamos ver onde estamos legalmente com Oscar. Temos um contrato, que diz que devíamos apoia-lo em sua carreira até a Fórmula 1 investindo muito dinheiro”, disse Szafnauer. “Gastamos muito, muito dinheiro em Piastri para prepara-lo para o futuro. E se esse futuro não é conosco, é lógico e justo que busquemos uma compensação”, acrescentou.