A Alpine anunciou nesta sexta-feira (28) a saída “de comum acordo” do chefe de equipe Otmar Szafnauer. Além dele, o diretor esportivo Alan Permane também deixa o time francês.
A dupla encerrará as passagens pelos respectivos cargos após o GP da Bélgica deste final de semana. As dispensas chegam após mudanças importantes no organograma da escuderia, que leva o nome do braço de competições da Renault.
Na última semana, o CEO da Alpine, Laurent Rossi, já havia deixado o cargo para assumir outros projetos na empresa. Philippe Krief assumiu a função.
Sem Szafnauer, o posto de chefe de equipe será interinamente ocupado por Bruno Famin, que havia sido anunciado também em julho como novo vice-presidente em atividades de competição. Julian Rouse, diretor da Alpine Academy, assume provisoriamente como diretor esportivo.
A Alpine tem vivido meses de tensão ao longo da temporada 2023 da F1. Em maio, ainda como CEO, Laurent Rossi deu uma entrevista ao site da categoria cobrando por melhores resultados, com especial pressão sobre Szafnauer.
“Otmar foi trazido para conduzir a equipe, na temporada e nas próximas temporadas, em direção aos objetivos que temos, que são constantemente progredir, como conseguimos nos dois primeiros anos”, disse Rossi na ocasião. “Ele é o responsável pelo desempenho da equipe, esse é o trabalho dele”, declarou também.
A Alpine é a sexta colocada do Mundial de construtores em 2023, com 47 pontos após 11 etapas. O time foi quinto em 2021 e quarto em 2022.