A Alpine realizou nesta quarta-feira (7) uma cerimônia especial para apresentar o A524, o carro da equipe para a temporada 2024 da Fórmula 1. O time da Renault foi o quarto a exibir seu novo projeto, seguindo os lançamentos dos novos visuais de Haas, Williams e Sauber.
A cerimônia contou também com a apresentação do A424, o hipercarro da Alpine para a disputa da temporada 2024 do Mundial de Resistência. A Alpine terá dois carros no WEC, com seis pilotos: Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Mathieu Vaxivière (no carro 35), Nicolas Lapierre, Charles Milesi e Mick Schumacher (no carro 36).
No caso do carro de F1, o A524 tem como destaque o visual majoritariamente preto, seguindo a tendência adotada desde 2023, com detalhes em azul e rosa. Tirando tinta dos carros e expondo as estruturas de carbono, as escuderias tornam os carros mais leves – logo, mais competitivos.
“Acho que é uma obra de arte”, afirmou Bruno Famin, agora chefe de equipe da Alpine na F1, depois de terminar a temporada 2023 como interino no cargo.
Segundo o dirigente, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos, a equipe correrá “em algumas oportunidades” com uma pintura especial em tons de rosa, também apresentada na cerimônia. Neste caso, o carro será majoritariamente preto, com detalhes em rosa e, secundariamente, em azul.
Na temporada 2023 da F1, a Alpine terminou com a sexta colocação do Mundial de construtores com 120 pontos. Pierre Gasly foi o 11º colocado entre os pilotos, enquanto Esteban Ocon foi o 12º, somando respectivamente 62 e 58 pontos. Os dois seguem como titulares do time em 2024.
Para Bruno Famin, o objetivo é buscar resultados mais competitivos do que os apresentados ao longo de 2023. “Identificamos desafios e nos concentramos em soluções. Agora, estamos cheios de energia”, afirmou Famin, oficialmente o vice-presidente da fabricante que dá nome à escuderia.
“No fim de 2023, identificamos e mostramos melhorias. Agora, o desafio é generalizar isso por toda a equipe”, completou o dirigente.