A Alpine anunciou nesta segunda-feira (10) que Bruno Famin assumirá a função de vice-presidente de todo o programa da Alpine Motorsports. Desta forma, ele será o principal responsável por todas as atividades da marca francesa em atividades no automobilismo de competição – incluindo participações na Fórmula 1 e no Mundial de Endurance, além do desenvolvimento de pilotos em categorias de formação.
Famin se torna também integrante do Comitê Administrativo da Alpine, reportando diretamente ao CEO da marca da Renault, Laurent Rossi. A nomeação faz parte de uma mudança promovida pelo diretor executivo na cúpula do organograma da empresa, braço esportivo da Renault, que desde 2023 tem Philippe Krief como vice-presidente de engenharia e performance do produto e Antonino Labate como vice-presidente de vendas, marketing e experiência do consumidor.
Na Fórmula 1, ao longo da temporada, Rossi tem pressionado a Alpine em busca de resultados. Em maio, ao site oficial da categoria, o dirigente deixou claro que poderá haver “consequências” no time se não houver melhora de resultados nos próximos meses. O chefe de equipe Otmar Szafnauer foi diretamente mencionado na ocasião. “Ele é o responsável pelo desempenho da equipe, esse é o trabalho dele”, afirmou Rossi.
Desde então, o time viveu altos e baixos. No melhor momento, voltou ao pódio graças ao terceiro lugar de Esteban Ocon no GP de Mônaco. No pior, passou em branco no GP da Inglaterra, com abandonos dos dois pilotos.
No anúncio, a Alpine afirma que a indicação de Famin confirma a ambição da organização “de se estabelecer a longo prazo como uma referência nas principais categorias”.
“Com esta nomeação, Bruno Famin estará em condições de alavancar sua vasta experiência no esporte a motor, construída no seu histórico único de vitórias, incluindo vários títulos em Le Mans e (Rali) Dacar”, informa a Alpine.
“Ele também contribuirá com seu reconhecido know-how de engenharia, que ajudou a restabelecer a unidade de potência de Fórmula 1 da Alpine como uma referência de credibilidade no paddock, bem como sua vasta experiência em regulamentos de automobilismo, tendo atuado por muito tempo como um respeitado executivo da FIA”, conclui a marca.