A Alpine anunciou nesta quinta-feira (17) a oficialização de Otmar Szafnauer, ex-Aston Martin, como novo chefe de equipe na Fórmula 1.
A chegada do romeno-americano faz parte de um processo de reestruturação do time francês. No começo de fevereiro, Pat Fry já havia sido anunciado como novo diretor do departamento técnico, enquanto Matt Harman assumiu como novo diretor técnico.
“Estou muito feliz de fazer parte da BWT Alpine F1 Team e pronto para trabalhar com todos para alcançarmos nosso objetivo: levar a equipe a brigar pelo título mundial nas próximas 100 corridas”, afirmou Otmar Szafnauer em comunicado.
“Minha atenção está concentrada em preparar para o começo da temporada no Bahrein. Como uma das três fabricantes envolvidas na Fórmula 1, a Alpine está plenamente estruturada para alcançar sua ambição. Mal posso esperar pelo começo da jornada”, completou.
Szafnauer chegou à Fórmula 1 em 1998 como diretor de operações da BAR, passando posteriormente ao cardo de vice-presidente do programa de Fórmula 1 da Honda. Contratado pela Force India em outubro de 2009, ele permaneceu no time até janeiro de 2022, quando a equipe já havia se tornado Aston Martin.
Além de Szafnauer, a Alpine anunciou outras novidades em sua cúpula. Bruno Famin é o novo diretor-executivo da equipe, enquanto o diretor esportivo Davide Brivio foi nomeado diretor dos projetos de expansão automobilística. Laurent Rossi permanece como diretor-executivo da Automobililes Alpine, o braço da Renault responsável pelas operações na F1.
“Com Otmar e Bruno na equipe, vamos a um próximo nível para 2022. Otmar trará sua experiência única no automobilismo e seu desejo de vencer, enquanto o histórico de Bruno na construção de tecnologias que fazem diferença nas competições – e consequentemente em carros de passeio – é fundamental para nosso projeto enquanto equipe e enquanto marca”, celebrou Rossi.