O australiano Jack Doohan fará a sua estreia na Fórmula 1 na primeira sessão de treino livre da próxima sexta-feira (28), no Grande Prêmio da Cidade do México, realizado no Autódromo Hermanos Rodríguez. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (25) por meio de uma nota oficial encaminhada à imprensa.
“A equipe BWT Alpine F1 tem o prazer de confirmar que o piloto da Academia de Alpine, Jack Doohan, fará a sua estreia no Grande Prêmio da Cidade do México, como o piloto de testes do A522 no Treino Livre 1 de sexta-feira”, diz a nota.
Doohan irá pilotar o carro de Esteban Ocon em toda a sessão, cuja a duração é de uma hora. Todos as escuderias são obrigadas a fornecerem, ao longo da temporada, duas oportunidades de treino para novatos. No caso de Alpine de Ocon, o também australiano Oscar Piastri era o principal cotado pilotar, mas com o conflito na rescisão do contrato que o levou para a McLaren na temporada de 2023, Doohan foi o escolhido.
“Sou extremamente grato à Alpine por me dar esta oportunidade de pilotar no TL1 do México. É sempre uma grande honra ser incumbido de pilotar um carro de Fórmula 1, então ter a oportunidade em um fim de semana de Grande Prêmio é muito especial”, comemorou Doohan.
“O objetivo é fazer isso todas as semanas e essa experiência é mais um passo para atingir este objetivo. Eu me preparei da melhor forma possível e acho que será muito emocionante experimentar o carro em um circuito com altitude e velocidade máxima altas. Vou trabalhar duro no dia, fazer tudo o que a equipe me pedir e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento. Será uma oportunidade única”, completou.
A escolha por Doohan foi ressaltada pelo chefe da Alpine, Otmar Szafnauer: “Todos nós ficamos muito impressionados com o progresso do Jack [Doohan] em muitas áreas nesta temporada e ele merece essa chance como uma forma de nutrirmos o seu alto potencial. Esperamos que Jack trabalhe duro durante a sessão e tire o máximo que puder dessa experiência.”
O australiano ingressou na Academia de Pilotos da Alpine em janeiro deste ano, após ter se sagrado vice-campeão da Fórmula 3 em 2021 com a Trident Racing. Neste ano, Doohan está participando da Fórmula 2 e já conquistou três vitórias com a Virtuosi Racing, ocupando a quarta colocação do campeonato com 126 pontos. O piloto também chegou a dirigir os carros da Alpine nas sessões de filmagem e dias de testes privados.
Jack Doohan é filho de Mick Doohan, piloto aposentado da categoria de 500 cilindradas da MotoGP e que conquistou cinco títulos mundiais consecutivos de 1994 a 1998. Mick é um dos maiores campeões motociclísticos da história, atrás apenas dos italianos Giacomo Agostini e Valentino Rossi, e do espanhol Marc Márquez.