A Alpine anunciou nesta quinta-feira (9) a contratação de Rio Hirakawa para o posto de piloto reserva e de testes da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1.
Aos 30 anos, o piloto japonês chega à F1 com o bicampeonato do WEC em 2022 e 2023 pela Toyota Gazoo. Hirakawa corre pela equipe da montadora japonesa desde 2022 ao lado de Sébastien Buemi e Brendon Hartley, trio que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2022.
Ao longo da carreira, Hirakawa ainda construiu uma sólida trajetória em monopostos no Japão. Entre 2013 e 2023, disputou a Super Fórmula, sendo vice-campeão em 2020 pela equipe Impul.
Com a contratação, a Alpine assegura dois pilotos de testes para 2025. Além de Rio Hirakawa, a equipe francesa também contará com o estoniano Paul Aron, que foi terceiro colocado na temporada 2024 da Fórmula 2.
A novidade foi comemorada por Oliver Oakes, chefe de equipe da Alpine. “Sua chegada traz uma gama diversa de experiência para nosso elenco e expande o conjunto de talentos disponíveis para contarmos ao longo da temporada”, destacou o dirigente.
Em comunicado, Hirakawa comemorou o acerto – que garante, entre outras coisas, a presença no primeiro treino livre no Grande Prêmio do Japão.
“É uma honra fazer parte da BWT Alpine Fórmula 1 Team como piloto reserva e de testes para a temporada 2025. Como sempre, a oportunidade de estar na pista com um carro de Fórmula 1 é o ápice para os pilotos, e estou empolgado por ter a chance de pilotar no primeiro treino livre diante de minha torcida no Grande Prêmio do Japão, além de trabalhar com o time testando carros de anos anteriores”, celebrou.