Com um brasileiro, Alpine anuncia pilotos de academia de formação para 2023

Matheus Ferreira foi promovido em projeto; Caio Collet deixa o programa

Da redação

Com um brasileiro, Alpine anuncia pilotos de academia de formação para 2023
Matheus Ferreira (ao fundo) foi promovido em projeto; Caio Collet deixa o programa
Alpine F1 Team

A Alpine anunciou nesta terça-feira (14) a formação 2023 da Alpine Academy, o projeto de formação de pilotos. Entre os oito integrantes, há apenas um brasileiro: Matheus Ferreira, que disputará a temporada da Fórmula 4 italiana pela equipe Van Amersfoort Racing.

Em 2022, ainda no kart, Ferreira foi escolhido para integrar o projeto Alpine Affiliates, uma espécie de degrau inferior da Alpine Academy. A promoção ocorre ao mesmo tempo em que o brasileiro migra para as disputas de monopostos.

Ao mesmo tempo, outro piloto brasileiro deixa a academia da equipe francesa: Caio Collet, que integrou o projeto entre 2019 e 2022. Em 2023, Collet disputará pela terceira vez uma temporada da Fórmula 3, agora correndo pela Van Amersfoort Racing – nos últimos dos anos, o paulista foi piloto da MP Motorsport.

Campeão da F3 em 2022, o francês Victor Martins segue no programa, agora como piloto da Fórmula 2. Na mesma categoria, o australiano Jack Doohan é outro que continua.

A lista do projeto conta ainda com os britânicos Abbi Pulling e Aiden Neate, o japonês Kean Nakamura, o búlgaro Nikola Tsolov e o italiano Gabriele Mini.

“A escalação 2023 da Alpine Academy é possivelmente a mais competitiva de todos os tempos. Houve uma grande expansão para oito pilotos, e poderemos representar a Alpine em várias categorias”, elogiou Julian Rouse, diretor da Alpine Academy, de olho na temporada de Matheus Ferreira.

“Fora das categorias de apoio da Fórmula 1 (no caso, a F2 e a F3), estamos ansioso para ver o que Abbi, Matheus, Aiden e Kean pode alcançar em suas respectivas categorias.”

Confira a lista completa da Alpine Academy 2023:

  • Jack Doohan (AUS/Virtuosi Racing): Fórmula 2
  • Victor Martins (FRA/ART Grand Prix): Fórmula 2
  • Nikola Tsolov (BUL/ART Grand Prix): Fórmula 3
  • Gabriele Mini (ITA/Hitech GP): Fórmula 3
  • Matheus Ferreira (BRA/Van Amersfoort Racing): Fórmula 4 italiana
  • Abbi Pulling (GBR/Equipe a definir): F1 Academy
  • Aiden Neate (GBR/Equipe a definir): Categoria a definir
  • Kean Nakamura (JAP/Kart Republic): Campeonato europeu de kart

Notícias

Carregar mais