A falta de resultados na temporada 2023 da Fórmula 1 tem aumentado a pressão sobre Nyck de Vries, piloto da AlphaTauri. Segundo o site Motorsport.com, o holandês agora convive com a possibilidade ser substituído no time.
O escolhido seria Daniel Ricciardo, piloto reserva da Red Bull. Como as duas equipes pertencem ao mesmo conglomerado, o australiano também deverá trabalhar como piloto reserva e de testes da AlphaTauri ao longo do ano.
Ricciardo esteve recentemente na fábrica da AlphaTauri em Faenza (Itália) para fazer um molde de banco. No entanto, o site destaca que a prática é comum, lembrando que o ex-titular da McLaren pode trabalhar em testes para os dois times.
Ainda assim, o próprio veículo reconhece que “a recente visita de Daniel Ricciardo à fábrica da AlphaTauri na Itália para um acerto de assento abasteceu os rumores de que ele pode ser escolhido para substituir Nyck de Vries”.
Sem pressa para voltar
Em entrevista à Sky Sports, o piloto australiano afirmou que pretende voltar à Fórmula 1. Mas indicou que não há planos para uma vaga no grid em 2023.
“Estou realmente curtindo este ano e acho que vou continuar curtindo – mas, no ano que vem, certamente terei vontade de voltar ao grid e competir”, disse. “Sinto como se ainda tivesse contas a acertar.”
Paciência na AlphaTauri
Passadas as cinco primeiras etapas da F1 em 2023, De Vries é o lanterna do Mundial de pilotos, sem pontuar. O melhor resultado do holandês foi o 14º lugar, repetido nos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita.
No GP de Miami, De Vries foi o 18º colocado. Nas últimas duas provas, em Baku e em Miami, o holandês protagonizou acidentes, mas que o time encarou com naturalidade.
“Como eu sempre digo, há o processo de aprendizado e o período de acidentes. Porque, se os pilotos não batem, eles não conhecem o limite”, disse o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost.
No entanto, ainda de acordo com o site Motorsport.com, a cúpula da Red Bull - em especial Helmut Marko, consultor da equipe - espera ver evolução de De Vries nas próximas três corridas (Emilia-Romagna, Mônaco e Espanha) antes de avançar em uma possível mudança na AlphaTauri.