A AlphaTauri anunciou nesta sexta-feira (24) a renovação de contrato com Pierre Gasly. O piloto francês de 26 anos permanece no time por mais um ano, até o final de 2023.
Promovido a titular da então Toro Rosso na reta final da temporada 2017, Gasly foi para a Red Bull em 2019, mas acabou rebaixado de volta à Toro Rosso após 12 corridas.
Em 2020, o time assumiu o nome de AlphaTauri, mantendo o francês como titular. Desde então, ele conquistou uma vitória (GP da Itália de 2020) e um terceiro lugar (Azerbaijão-2021) como melhores resultados. Em 2019, pela então Toro Rosso, ele havia conquistado também um segundo lugar no GP do Brasil.
Gasly tinha contrato até o final de 2022 e era cotado para uma vaga na Red Bull. No entanto, com a renovação de contrato da equipe austríaca com Sergio Pérez, o francês se viu sem destino. Desta forma, permanecerá no time italiano por mais um ano.
“Estou com esta equipe há cinco anos agora e tenho orgulho da jornada pela qual passamos juntos e pelo progresso que fizemos. Estou feliz de permanecer com minha equipe na Scuderia AlphaTauri. O regulamento deste ano criou novos desafios para nós, e poder planejar nosso desenvolvimento com a equipe para os próximos 18 meses é um bom trabalho de base para o futuro”, disse.
Em comunicado, a AlphaTauri destacou o “excelente trabalho de relacionamento” do piloto com os engenheiros e com toda a equipe. Para o chefe de equipe do time, Franz Tost, a notícia é motivo de comemoração.
“Estamos muito felizes de confirmar que Pierre permanece conosco em 2013”, disse Tost. “Ele está definitivamente no grupo dos melhores e mais competitivos pilotos na F1 e provou suas habilidades durante todo o tempo que passou conosco. Sem dúvidas, Pierre pode ser protagonista na equipe tendo sucesso no próximo ano, e caberá a nós fornecer a ele um carro competitivo para que ele possa continuar a entregar excelentes resultados”, completou.
Pierre Gasly é o 11º colocado da atual temporada, com 16 pontos após nove corridas. O francês pontuou em três ocasiões no ano: foi oitavo na Arábia Saudita, nono na Austrália e quinto na Azerbaijão.
Com a renovação de Gasly, a Fórmula 1 tem oito vagas a definir no grid para 2023, sendo duas na Williams, duas na Aston Martin, uma na Haas, uma na Alfa Romeo, uma na Alpine e uma na própria AlphaTauri. Confira quem já tem vaga na F1 para 2023:
- Red Bull: Max Verstappen (HOL) e Sergio Pérez (MEX)
- Ferrari: Charles Leclerc (MON) e Carlos Sainz (ESP)
- Mercedes: Lewis Hamilton (GBR) e George Russell (GBR)
- McLaren: Lando Norris (GBR) e Daniel Ricciardo (AUS)
- Alfa Romeo: Valtteri Bottas (FIN)
- Alpine: Esteban Ocon (FRA)
- AlphaTauri: Pierre Gasly (FRA)
- Haas: Kevin Magnussen (DIN)