A AlphaTauri vai mudar de nome em 2024. Em entrevista publicada nesta quarta-feira (28) pelo jornal austríaco Kleine Zeitung, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que a nova identidade é parte de uma reestruturação da equipe.
No organograma do time, a principal mudança é a saída de Franz Tost, atual chefe de equipe, que será substituído por uma dupla: Laurent Mekies, atual diretor esportivo da Ferrari, e Peter Bayer, secretário-geral da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Para marcar a chegada a dupla, a AlphaTauri deve ter mais novidades.
“A AlphaTauri terá dois novos líderes, com Laurent Mekies e Peter Bayer, a partir de 2024. Haverá novos patrocinadores e também um novo nome”, anunciou Marko, que descartou a possibilidade de o time italiano seguir uma trajetória mais independente.
“A orientação é clara: (o projeto segue) baseado na Red Bull Racing, até onde o regulamento permitir. Construções do tipo faça você mesmo são o caminho errado.”
O novo nome será adotado após quatro temporadas da equipe como AlphaTauri, identidade assumida a partir de 2020 em alusão à grife homônima que pertence ao conglomerado Red Bull. Entre 2006 e 2019, a escuderia correu como Toro Rosso.
Helmut Marko ainda avaliou a permanência dos atuais pilotos da AlphaTauri, Yuki Tsunoda e Nyck de Vries. O japonês, que tem dois pontos e é o 17º colocado do Mundial de pilotos, tem mais chances de permanecer que o holandês, ainda sem pontuar.
“Basicamente, Yuki está fazendo uma temporada muito boa – com resultados infelizes e punições, mas o desempenho está certo. Mas não estamos satisfeitos com Nyck de Vries, vamos investigar isso também”, afirmou o dirigente.