A AlphaTauri anunciou nesta quinta-feira (23) a escalação de Ayumu Iwasa para a participação nos testes de pós-temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi, na próxima terça-feira (28).
O piloto japonês trabalhará nos dois turnos do dia, dividindo-se na função com os titulares do time: Daniel Ricciardo pilotará pela manhã, enquanto Yuki Tsunoda pilotará à tarde.
O anúncio vem no mesmo dia em que Iwasa foi confirmado no grid de 2024 da Super Fórmula, a principal categoria de monospostos do Japão. Aos 22 anos, ele substituirá Liam Lawson na equipe Mugen, tendo o compatriota Tomoki Nojiri como companheiro de equipe. Lawson vai priorizar a função de piloto de testes da Red Bull e da própria AlphaTauri na Fórmula 1.
“Estou feliz por participar da Super Fórmula com a Mugen na próxima temporada. Estou muito animado por correr como membro de uma equipe com muita experiência e com Tomoki Nojiri”, declarou.
O teste em Abu Dhabi será a primeira experiência de Ayumu Iwasa em um carro de F1. O piloto nipônico, no entanto, não deverá participar dos treinos livres do Grande Prêmio de Abu Dhabi na sexta-feira (24).
Campeão da Fórmula 4 francesa em 2020, Iwasa é integrante do Red Bull Junior Team desde 2021. Em 2023, ele disputa a Fórmula 2 pela equipe Dams, ocupando o terceiro lugar no campeonato com 152 pontos.