Em entrevista ao repórter da Band Thiago Fagnani, Fernando Alonso confirmou os rumores de que estaria negociando o futuro de Gabriel Bortoleto com a Audi na F1. E não apenas isso, o espanhol bicampeão de Fórmula 1 revelou estar conversando também com outras escuderias.
“É claro que existem possibilidades. É um piloto que as equipes estão muito atentas a ele, que os pilotos o respeitam, que as equipes também têm respeito por ele e perguntam… E não é apenas Audi, então espero que encontremos alguma opção”
Para Alonso, Gabriel já está pronto para “grandes desafios” como a F1. Porém, a questão é chegar na categoria no momento certo. Ou seja, nem muito cedo e nem muito tarde.
"O Gabriel tem um talento extraordinário e está pronto para grandes desafios. E a Fórmula 1 é certamente o próximo passo para Gabriel. Está indo muito bem na Fórmula 2. Só que é necessário ter o momento certo para chegar à Fórmula 1. Você não pode chegar à Fórmula 1 nem muito cedo e nem muito tarde… Você tem que chegar na hora certa, e esse certamente será o maior desafio que Gabriel terá quando chegar à Fórmula 1"
Segundo a imprensa europeia, Alonso chegou até mesmo a ser visto motorhome da Sauber, no GP da Bélgica, para conversar sobre o futuro do piloto brasileiro.
Atualmente, Gabriel Bortoleto ocupa a segunda colocação na temporada 2024 de Fórmula 2, a 36 pontos do líder Isack Hadjar (165 contra 129) com oito corridas para o fim do campeonato. Nesse, que é seu ano de estreia na categoria que antecede a F1, o brasileiro subiu ao pódio quatro vezes, com uma vitória, na corrida principal da Áustria.