A Alfa Romeo procura uma solução para conseguir colocar Theo Pourchaire em sessões de treinos livres da Fórmula 1 ainda em 2022.
Pourchaire é integrante desde 2019 da academia de piloto da Sauber, e a equipe suíça é responsável pelas operações da Alfa Romeo na F1. Em 2022, o piloto francês disputa a Fórmula 2 pela ART Grand Prix – com 114 pontos, é o terceiro colocado da classificação, atrás de Felipe Drugovich (154 pontos) e Logan Sargeant (115).
O regulamento de 2022 da F1 exige que todas as equipes incluam a participação de um piloto novato em treino livre de pelo menos duas etapas. Segundo o chefe de equipe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, a oportunidade não poderá demorar muito para acontecer.
“Nós vamos achar um treino livre porque é parto do regulamento que você dê um treino livre a um novato”, disse Vasseur segundo o site oficial da Fórmula 1.
Nas contas de Vasseur, o ideal é que a participação de Pourchaire em treinos livres não aconteça em um final de semana na qual a F1 e a F2 têm corridas ao mesmo tempo. Isso excluiria os GPs de França, Hungria, Bélgica, Holanda, Itália e Abu Dhabi.
Vasseur também não se mostrou disposto a colocar o piloto na pista nos GPs de São Paulo (por ser etapa com corrida sprint), e disse que dar a chance em Cingapura ou Japão “seria difícil”. Assim, sobrariam as etapas de Estados Unidos e México para os treinos.
“Não há muitas corridas até o fim (do ano), mas vamos achar uma solução, não se preocupe. Por regra, é obrigatório”, completou.