A briga da Alfa Romeo na reta final da temporada 2023 da Fórmula 1 é evitar a lanterna do Mundial de construtores. Com 16 pontos, o time operado pela Sauber ocupa a nona colocação, à frente apenas da Haas, que tem 12 pontos.
Depois de somar pontos com os dois pilotos no GP do Qatar, a Alfa Romeo passou em branco nas três provas seguintes, disputadas em três finais de semana seguidos: Estados Unidos, México e São Paulo. Para piorar, abandonou a prova em Interlagos com os dois carros – Guanyu Zhou parou na volta 22 com problemas de motor, enquanto Valtteri Bottas teve problemas hidráulicos e encerrou a participação na volta 39.
“Depois de três semanas na estrada na última rodada tripla, é bom voltar para nossa base em Hinwil, onde pudemos trabalhar imediatamente para investigar de maneira apropriada o que causou os dois abandonos de nossos carros no Brasil e assegurarmos que isso não aconteça de novo”, afirmou Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe da Alfa Romeo.
A avaliação é semelhante à de Guanyu Zhou, que tem seis pontos em 2023 e ocupa a 18ª colocação no Mundial de pilotos.
“A rodada tripla não foi como esperávamos, o que foi uma pena, uma vez que perdemos boas oportunidades para marcar pontos – especialmente duas semanas atrás no Brasil. A equipe tem investigado as questões que forçaram Valtteri e eu a abandonar, para evitar que se repitam. Isso agora é um capítulo encerrado, uma vez que nos preparamos para as duas últimas corridas da temporada – começando nesta semana, em Las Vegas”, disse o chinês.
A expectativa do time agora é com a corrida em Las Vegas, a penúltima etapa do ano. A prova será disputada à noite, em situação de baixas temperaturas. A Alfa Romeo está atenta.
“Nossa melhoria de desempenho veio junto com as baixas temperaturas, o que nos deixa confiantes a caminho do deserto de Nevada. Vamos a Las Vegas com curiosidade e empolgação, como acontece em qualquer etapa que estreie no calendário. Todo mundo vai querer ir bem ali, então precisamos estar no nosso melhor já a partir do primeiro treino livre, para estarmos à frente de nossos rivais mais próximos”, projetou Alessandro Alunni Bravi.
“É minha primeira vez aqui, e eu mal posso esperar para ir para a pista pessoalmente – até aqui, só treinei no simulador. Uma corrida no deserto, com baixas temperaturas, será uma mistura interessante, e será importante acertas as coisas desde o começo”, disse Zhou.