A Ferrari dominou o Grande Prêmio dos Estados Unidos neste domingo (20) e conquistou um dobradinha: Charles Leclerc venceu a prova, com Carlos Sainz em segundo.
A briga pelo terceiro lugar foi um dos pontos altos da prova. A quatro voltas do fim, Lando Norris botou por fora e ultrapassou Max Verstappen. No entanto, os comissários consideraram que o britânico da McLaren levou vantagem ao ultrapassar limites de pista e deram a ele uma punição de 5 segundos - o holandês da Red Bull herdou a posição e garantiu a vaga no pódio.
Leclerc largou apenas da quarta posição. No entanto, assumiu a liderança já na largada, aproveitando a disputa entre Norris e Verstappen pelo primeiro lugar na curva 1. A partir daí, o monegasco não foi mais ameaçado, e só perdeu o primeiro lugar ao trocar pneus.
A McLaren ainda teve Oscar Piastri em quinto. Na Mercedes, George Russell conquistou o sexto lugar depois de passar a Red Bull de Sergio Pérez na penúltima volta, enquanto Lewis Hamilton abandonou em decorrência de uma rodada na terceira volta.
Completando as dez primeiras posições, Nico Hulkenberg (Haas) foi oitavo, Liam Lawson (Racing Bulls) foi nono e Franco Colapinto (Williams). A melhor volta foi de Esteban Ocon (Alpine), que terminou em 18º e não somou ponto.
Classificação
Com os resultados do GP dos EUA, confira a pontuação dos cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 354 pontos
- Lando Norris (GBR/McLaren): 297 pontos
- Charles Leclerc (MON/Ferrari): 275 pontos
- Oscar Piastri (AUS/McLaren): 247 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 215 pontos
No Mundial de construtores, as cinco primeiras colocadas são:
- McLaren: 544 pontos
- Red Bull: 504 pontos
- Ferrari: 496 pontos
- Mercedes: 344 pontos
- Aston Martin: 86 pontos
Próxima etapa
A Fórmula 1 volta à pista já no próximo fim de semana com o GP do México, a 20ª etapa da temporada. Você assiste a programação ao vivo no Grupo Bandeirantes de Comunicação.