Charles Leclerc conquistou nesta sexta-feira (20) a pole position do Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas. A etapa é a 18ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Com a marca de 1:34.723, o monegasco da Ferrari assegurou a primeira posição do Q3. Lando Norris, da McLaren, larga em segundo após registrar o tempo de 1:34.853 na melhor tentativa.
Max Verstappen chegou a marcar o melhor tempo da última etapa da qualificação e assumir a pole. No entanto, o holandês da Red Bull teve a volta anulada após superar os limites da pista durante a tentativa. Assim, teve o registro anulado e largará apenas em sexto.
Na Mercedes, Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, com George Russell em quinto. Entre eles, Carlos Sainz colocou a Ferrari no quarto lugar.
A Alpine colocou os dois carros no Top 10: Pierre Gasly em sétimo e Esteban Ocon em oitavo. Na quinta fila, Sergio Pérez (Red Bull) larga em nono lugar, com Oscar Piastri (McLaren) em décimo.
Os resultados da sessão desta sexta definiram o grid para a corrida do domingo (22), com largada às 16h. Antes disso, a etapa terá um dia todo voltado à programação sprint.
Os pilotos agora voltam à pista neste sábado (21) para a classificação da corrida sprint. A atividade tem início às 14h30 e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.