Max Verstappen liderou o primeiro treino livre do Grande Prêmio do México, nesta sexta-feira (27). A etapa no Autódromo Hermanos Rodríguez é a 19ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Com a marca de 1:19.718, o holandês da Red Bull levou a melhor na sessão que abriu a programação. Na sequência, Alexander Albon foi o segundo com a Williams, ao passo que Sergio Pérez terminou em terceiro com a Red Bull.
Na McLaren, Lando Norris foi o quarto colocando, enquanto Oscar Piastri foi o sexto. Pela Ferrari, Charles Leclerc terminou em quinto lugar, com Carlos Sainz em sétimo.
Completando as dez primeiras colocações, Daniel Ricciardo (AlphaTauri) foi o oitavo, com Esteban Ocon (Alpine) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) em décimo.
A sessão foi repleta de pilotos de fora do grid – uma exigência do regulamente da F1, que demanda que as equipes escalem nomes menos experientes em pelo menos duas sessões de treinos livres cada ao longo do ano. Nenhum dos cinco novatos, no entanto, terminou nas dez primeiras posições.
O melhor resultado ficou com Oliver Bearman, que substituiu Kevin Magnussen na Haas e foi o 15º colocado. Isack Hadjar (AlphaTauri) foi o 17º, com Jack Doohan (Alpine) em 18º, Frederik Vesti (Mercedes) em 19º e Théo Pourchaire (Alfa Romeo) em 20º. O francês, com problemas, foi o único da sessão que não marcou tempo.
Os resultados discretos, no entanto, não foram problema para os novatos. “É o melhor dia da minha vida. Obrigado por isso, parceiro”, comemorou Hadjar no rádio com o engenheiro da AlphaTauri.
Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta-feira para o segundo treino livre. A atividade tem início às 19h (horário de Brasília) e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Thiago Mendonça e Max Wilson e reportagem de Thiago Fagnani.