Sob chuva, Fernando Alonso lidera primeiro treino livre para o GP do Japão
Fim de semana todo promete ser com chuva; espanhol aproveita trégua para colocar pneus intermediários e fazer melhor tempo
O primeiro treino livre do GP do Japão, realizado na madrugada dessa sexta-feira, deu um aperitivo do que deve ser o fim de semana em Suzuka: de muita chuva. E foi nesse cenário que o talento de Fernando Alonso falou mais alto. O espanhol aproveitou um momento de trégua da água que caiu do céu, colocou os pneus intermediários e fez a melhor volta do treino, com 1:42.248.
Sainz (+ 0.315) e Leclerc (+ 0.386) ficaram com o segundo e terceiro tempos. Companheiro de Alonso, Esteban Ocon foi o quarto mais rápido (+ 0.774). Com a Haas, Kevin Magnussen fechou o top 5, com (+ 1.1) de desvantagem para o melhor tempo.
Confira os tempos do primeiro treino livre do GP do Japão
Schumacher bate no fim
O treino transcorreu sem maiores incidentes. Mas quando a sessão já havia sido encerrada, Mick Schumacher perdeu o controle do carro e bateu no muro, destruindo a parte da frente da Haas do alemão.
Os pilotos voltam à pista a partir das 3h (de Brasília).
Tempo Real
- 0 minutos
FIM DE TREINO
Está encerrado o primeiro treino livre. Fernando Alonso é o mais rápido dessa primeira sessão, marcada por chuva forte. Os pilotos retornam à pista logo mais, às 3h, para o segundo treino livre.
- 15 minutos
Fernando Alonso!
Com os pneus intermediários, espanhol faz o melhor tempo do dia, com 1:42.248
Confira os temposOcorreu um problema ao carregar o tweet - 20 minutos
Chegou o líder!
Max Verstappen deixa os boxes com os pneus intermediários e, de cara, faz o melhor tempo do dia, com 1:43.362
- 25 minutos
Mudança de pneus
Pilotos começam a trocar os pneus de chuva extrema pelos intermediários, conforme a pista vai secando
- 26 minutos
Sainz assume a ponta
Espanhol assume a ponta, com o tempo de 1:47.758
- 41 minutos
Finalmente!
Charles Leclerc é faz uma volta rápida para assumir o primeiro lugar na tabela de tempos, com 1:48.104, com pneus de chuva extrema
- 46 minutos
Nenhum tempo na tabela!
Apesar de 5 pilotos já terem ido à pista, ninguém ainda marcou volta rápida. Os pilotos saem, fazem uma volta de reconhecimento e retornam aos boxes. A pista segue muito molhada. E os pilotos seguem com os pneus de chuva extrema.
- 55 minutos
Inaugurou a pista!
Kevin Magnussen é o primeiro e piloto a deixar os boxes para testar as condições de pista.
Yuki Tsunoda segue o piloto da Haas e também vai para a pista. Ambos de pneus de chuva extrema (faixa azul). - 60 minutos
SINAL VERDE!
Tá valendo! O sinal é verde para o primeiro treino livre do GP do Japão. Como a pista está bem molhada, ninguém tem muita pressa para deixar os boxes.
- 23h55
Max Verstappen Mão na taça
Max Verstappen pode conquistar o bicampeonato neste fim de semana, no Japão. Para isso, o holandês da RBR depende apenas de si, já que vitória e volta mais rápida garantem o título antecipado. Porém, se isso não ocorrer, Max ainda pode ser campeão em diversos cenários: clique aqui para saber quais.
- 23h45
Boa noite, pessoal!
O primeiro treino livre para o GP do Japão, que volta ao calendário da F1 após hiato de dois anos, será molhado. Chove bem em Suzuka neste momento.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet Vamos acompanhar em tempo real tudo sobre GP do Japão – treino livre 1