Max Verstappen conquistou neste sábado (8) a pole position do Grande Prêmio do Japão, a 18º etapa da temporada 2022 da Fórmula 1.
Com o tempo de 1:29.304 registrado no começo do Q3, o holandês da Red Bull superou a concorrência da Ferrari, que ficou logo atrás. Charles Leclerc marcou 1:39.314 e larga em segundo, enquanto Carlos Sainz fez 1:29.361 e sai da terceira posição. Companheiro de Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez larga na quarta posição.
A posição de largada é fundamental para as pretensões de Verstappen, que pode ser campeão da temporada já no Japão. Para isso, o holandês precisa vencer e registrar a melhor volta, embora o título possa vir até mesmo com um sexto lugar.
Apesar do bom desempenho, Verstappen foi investigado por uma manobra que quase custou o primeiro lugar. Durante o Q3, o holandês aquecia pneus em ziguezague e atrapalhou Lando Norris, que precisou sair parcialmente da pista para evitar um possível acidente. A FIA investigou o caso e deu apenas uma reprimenda ao piloto da Red Bull. O britânico da McLaren larga na décima posição.
Na Mercedes, Lewis Hamilton é o sexto, enquanto George Russell é o oitavo. Pela Alpine, Esteban Ocon larga em quinto, com Fernando Alonso em sétimo. Sebastian Vettel completa o Top 10, colocando a Aston Martin na nona posição.
Os pilotos voltam à pista neste domingo, às 2h (horário de Brasília), para a largada do GP do Japão. O Band.com.br exibe a prova ao vivo.
Confira a classificação em tempo real: