O último treino livre para o GP do Japão foi de pegar fogo, nesta madrugada de sábado (05), literalmente O TL2 teve duas bandeiras vermelhas, já o TL3 teve apenas uma devido a pequenos focos de incêndio na pista.
O piloto da McLaren teve uma sessão de altos e baixos, chegou a perder o controle do carro no final do primeiro setor e demorou a marcar bons tempos. No entanto, quando conseguiu reagir, não decepcionou: marcou 1:27.965. Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, terminou em segundo e foi seguido por George Russell, da Mercedes.
A Ferrari de Charles Leclerc veio logo na sequência: o monegasco fez 1:28.414, enquanto Lewis Hamilton marcou 1:28.524 na melhor tentativa e terminou em sexto.
A dupla da Red Bull teve um desempenho parelho, com Max Verstappen em quinto e o estreante da equipe taurina, Yuki Tsunoda em nono. Quem surpreendeu na sétima colocação foi Alexander Albon, na sétima colocação.
O piloto tailandes da Williams foi seguido por Pierre Gasly, da Alpine, que fez um tempo de 1:28.603. Na Racing Bulls, Isack Hadjar foi o décimo colocado, enquanto Liam Lawson foi o 11º
Como foi Gabriel Bortoleto no treino?
Na Sauber, Nico Hülkenberg terminou em 20º lugar e Gabriel Bortoleto foi o 17º colocado. O brasileiro protagonizou um susto no terceiro treino do GP do Japão ao perder rapidamente o controle do carro na curva 130R. O novato suspeitou de uma quebra no carro, mas a suspeita é de um toque do pneu na grama.
Os pilotos voltam à pista a partir das 3h00 da madrugada deste sábado para a configuração do grid de largada. A corrida tem largada prevista para às 2h00 de domingo.