Max Verstappen foi o mais rápido do treino livre do Grande Prêmio do Catar, nesta sexta-feira (6). A etapa no circuito de Lusail é a 17ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Com a marca de 1:27.428, o holandês da Red Bull assegurou a primeira colocação nos minutos finais, já de pneus macios e com a temperatura da pista começando a baixar. A dupla da Ferrari veio logo atrás, com Carlos Sainz em segundo e Charles Leclerc em terceiro.
A sessão foi marcada pela constante troca de líderes e pelas escapadas na pista, mas sem acidentes graves. Fernando Alonso (Aston Martin) chegou a ocupar a primeira posição até os minutos finais, mas acabou na quarta colocação. A McLaren, que também brigou pelos melhores tempos, terminou com Oscar Piastri em nono e Lando Norris em décimo.
Companheiro de Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez foi o quinto colocado, com Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em sexto. Completando as dez primeiras posições, Nico Hulkenberg (Haas) foi sétimo, com George Russell (Mercedes) em oitavo.
Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta-feira para a qualificação da corrida do domingo (8). A atividade tem início às 14h e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.