Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (6) a pole position do Grande Prêmio do Catar, a 17ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Perto do título, o holandês da Red Bull mostrou grande domínio ao longo da sessão e deu poucas chances para a concorrência.
No Q3, o bicampeão marcou 1:23.778 logo na primeira tentativa e abriu mais de 0.5 segundo para a segunda colocação, que até então pertencia a Lewis Hamilton (Mercedes). No fim, nem precisou melhorar a própria marca para assegurar o primeiro lugar.
O segundo lugar ficou com George Russell, também da Mercedes. O heptacampeão ficou com o terceiro lugar, com Fernando Alonso (Aston Martin) em quarto.
Na outra Aston Martin, Lance Stroll protagonizou um momento de destempero. O canadense caiu ainda no Q1, eliminado em 17º, e foi filmado empurrando um funcionário da equipe ao voltar para os boxes. Em entrevistas, mostro-se irritado.
A McLaren chegou a brigar pelas primeiras posições, mas os dois pilotos tiveram as últimas voltas do Q3 anuladas. Assim, Lando Norris caiu do segundo para o décimo lugar. Oscar Piastri foi o quarto, subiu para terceiro, mas foi para sexto.
Completando as dez primeiras posições, Charles Leclerc (Ferrari) foi quinto, com Pierre Gasly (Alpine) em sétimo, Esteban Ocon (Alpine) em oitavo e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em nono.
Os pilotos voltam à pista neste sábado para a programação sprint do GP do Catar, que deve definir por antecipação o título de 2023. A classificação acontece a partir das 10h, com a corrida às 14h30 (horários de Brasília).
Depois, os pilotos voltam à pista no domingo (8) para a corrida principal no Catar. A atividade tem início às 14h e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.