Max Verstappen sobrou no molhado para cravar a pole position para o GP do Canadá em classificação realizada neste sábado, em Montreal.
Apesar do décifit de 0.645 para o melhor tempo, Fernando Alonso foi o destaque do treino classificatório ao colocar a Alpine na primeira fila, ao lado do holandês, garantindo sua melhor posição de largada para o piloto e equipe na temporada.
Carlos Sainz e Lewis Hamilton, em terceiro e quarto, respectivamente, completam a segunda fila do grid.
Destaque também para a Haas, que terá seus dois pilotos na terceira fila, com Magnussen em quinto e, Schumacher, em sexto.
Ocon, Russell, Ricciardo e Zhou, que fez sua primeira aparição no Q3, completam o top 10 do grid de largada do GP do Canadá.
Confira os tempos da classificação
Saiba como foi a classificação
Q1
Pilotos deixam os boxes com pneus de pista molhada (faixa azul). Com a pista encharcada, a liderança foi rapidamente mudando de mãos.
A sessão terminou com Verstappen em primeiro, com 1:32.219. Alonso foi o destaque, em segundo, a apenas 0.058 da melhor marca.
Destaques no terceiro treino livre, Vettel e Gasly foram eliminados no Q1.
Eliminados: Gasly, Vettel, Stroll, Latifi e Tsunoda
Q2
A segunda parte da classificação já começou um pouco diferente, com alguns pilotos arriscando os pneus intermediários.
A aposta desses pilotos acabou se revelando acertada, já que quem usou os compostos de faixa verde começo a fazer os melhores tempos logo de cara. Mas a receita não funcionou muito para Albon e Pérez, que escaparam da pista e bateram no muro.
O acidente do mexicano danificou as barreiras e provocou bandeira vermelha para retirada da Red Bull e para o conserto do muro de proteção.
O fim do treino virou uma disputa particular entre Verstappen e Alonso, mas o holandês levou a melhor e ficou com o melhor tempo.
Destaque para Zhou, que em sua primeira corrida no Canadá, fez seu primeiro Q3 na F1.
Eliminados: Bottas, Albon, Pérez, Norris e Leclerc
Q3
Na última parte da classificação a disputa parecia que ficaria entre Sainz e Verstappen.
Russell foi o único piloto a arriscar pneus de pista seca, mas a experiência deu errado e o piloto acabou rodando ao abrir a volta rápida.
No fim ficou claro que o dia era do holandês, que voou baixo para cravar a pole com sobra. E no apagar das luzes, Fernando Alonso roubou o posto do compatriota Sainz para marcar um segundo lugar inédito no grid em 2022.
Os pilotos voltam à pista amanhã para o GP do Canadá. A largada está marcada para as 15h, mas a Band dá início à transmissão a partir das 16h30. Saiba como e onde assistir à 9ª etapa de 2022.
Confira abaixo em detalhes como ocorreu a classificação