Norris vence GP de Singapura de ponta a ponta e apimenta briga por título

Piloto inglês venceu a corrida noturna neste domingo e encurtou a vantagem de Verstappen, que foi segundo, na liderança de temporada; restam seis corridas

Temporada 2024 de Fórmula 1
GP de Singapura - Corrida

Lando Norris venceu mais um capítulo da disputa com Max Verstappen pelo título da temporada e chegou na primeira colocação do GP de Singapura, neste domingo (22), no Circuito Urbano de Marina Bay, com um triunfo de ponta a ponta. O piloto da Red Bull cruzou a bandeirada final em segundo, enquanto Oscar Piastri confirmou o bom momento da McLaren e fechou o pódio.

A vitória de Norris em Singapura foi a terceira dele na temporada. Ele, que já havia vencido na Holanda e em Miami, andou muito à frente dos rivais (chegou a abrir 29s na ponta) e só foi ameaçado pelos próprios erros ao longo da corrida (veja vídeo mais abaixo).

O resultado esquenta os próximos duelos entre os dois, já que a diferença na tabela cai de 59 para 52 pontos. Verstappen completou hoje oito provas sem vitória, depois de dominar amplamente a primeira metade da temporada, e vê o tetracampeonato aos poucos ser ameaçado por Norris. A matemática para que a reviravolta aconteça é que a diferença entre eles caia em média oito pontos em cada uma das agora seis etapas restantes em 2024.

Norris, finalmente, larga bem
Na largada da corrida as posições se mantiveram. Ou seja, Norris, pela primeira na carreira, largou na pole e manteve a primeira colocação no início. Hamilton ainda tentou investir contra Verstappen, mas o piloto da Red Bull segurou a segunda colocação, mantendo o inglês em terceiro. Russell, também da Mercedes, manteve-se em quarto.


Do pelotão da frente, Hamilton foi o primeiro a parar, na 18ª volta, trocando os pneus macios pelos duros. Norris, com 21 voltas, seguia imprimindo ritmo forte, e àquele momento já tinha 15s de vantagem na liderança. O argentino Colapinto se destacava, ocupando a oitava colocação (largou em 12º).

Verstappen fez o pit stop na volta 30, e Norris teve a mesma iniciativa logo na sequência. A vantagem entre os dois era tão grande que o piloto da Mclaren manteve a posição no retorno às pistas, seguido pelo companheiro de equipe, Oscar Piastri.

Norris se atrapalha sozinho por duas vezes
Sem grandes embates por posições, quase que Norris trouxe mais emoção à corrida. Na 29ª volta, ele perdeu o controle da McLaren e quase tocou o muro. Na volta 45, quase outro erro. Novamente sozinho, ele quase saiu da pista No entanto, conseguiu retomar o rumo e conduzir para a vitória sem outros sustos.


Piastri busca pódio
Assim como Russell, Piastri teve bom desempenho hoje à frente da McLaren. Em ritmo forte na parte final da corrida, ele, que largou em quinto, chegou e passou Russell sem grandes dificuldades. Antes, o australiano havia mostrado talento em ultrapassagem sobre Hamilton. Desta forma, garantiu o pódio na corrida e importantes pontos para a McLaren, que lidera o Mundial de Construtores.

Próxima etapa será nos Estados Unidos
Após um pequeno intervalo, os pilotos voltam a medir forças no GP dos Estados Unidos, no fim de semana de 18 a 20 de outubro. A corrida terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes.