Sergio Pérez venceu neste domingo (2) o Grande Prêmio de Singapura, a 17ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Largando da segunda posição, o mexicano da Red Bull assumiu a ponta logo no início e não foi mais ameaçado.
Charles Leclerc (Ferrari), que largou da pole position, foi o segundo colocado. Seu companheiro de Ferrari, o espanhol Carlos Sainz, completou o pódio na terceira posição.
A vitória de Pérez foi investigada por dois incidentes com o safety car - nas voltas 10 e 36, o mexicano teria violado a distância mínima de dez carros para o carro-madrinha. No entanto, tomou apenas cinco segundos de punição, insuficiente para perder a vantagem na ponta.
O holandês Max Verstappen, que poderia conquistar o título da temporada 2022 com uma combinação de resultados em Singapura, terminou apenas na sétima posição. Assim, a definição do campeão foi adiada por pelo menos mais uma etapa, ficando para o Grande Prêmio do Japão do próximo final de semana.
A corrida foi marcada pela chuva, que atrasou a largada em mais de uma hora. O asfalto molhado e as entradas do safety car prolongaram a disputa, que acabou encerrada pelo tempo limite de duas horas, antes das 61 voltas previstas.
Com o resultado final em Marina Bay, o holandês da Red Bull segue na liderança tranquila do Mundial de pilotos, agora com 341 pontos. Leclerc é o segundo, com 237, enquanto Pérez é o terceiro, com 235.
A McLaren teve um final de semana de destaque, com Lando Norris em quarto e Daniel Ricciardo em quinto. A Aston Martin também comemorou dois pilotos na zona de pontuação, com Lance Stroll em sexto e Sebastian Vettel em oitavo.
Completando o Top 10, Lewis Hamilton (Mercedes) foi nono, enquanto Pierre Gasly (AlphaTauri) foi décimo. A volta mais rápida ficou com George Russell (Mercedes), que acabou no 14º lugar - assim, fora da zona de pontuação, não faturou o ponto extra.
Os pilotos voltam agora à pista no próximo final de semana, com o Grande Prêmio do Japão. A 18ª da temporada acontece entre os dias 7 e 9 de outubro e tem cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Veja como foi a corrida: