Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (3) a pole position do Grande Prêmio de São Paulo. É a 11ª pole do holandês da Red Bull em 20 corridas na temporada 2023 da Fórmula 1.
A qualificação foi marcada pela virada nas condições meteorológicas, com a forte chuva que caiu na segunda metade do Q3. Antes da chuva, o tricampeão marcou 1:10.727 e assegurou a primeira colocação.
Com a tempestade no Autódromo de Interlagos, a organização da prova determinou uma bandeira vermelha a 4:19 do fim da sessão. Como as atividades não foram retomadas, a primeira tentativa de cada piloto no Q3 acabou determinando as primeiras posições.
O segundo lugar no grid ficou com Charles Leclerc, da Ferrari, que fez 1:11.021. A Aston Martin conseguiu toda a segunda fila, com Lance Stroll em terceiro e Fernando Alonso na quarta colocação.
A Mercedes, por sua vez, tem Lewis Hamilton em quinto e George Russell em sexto. Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) é o sétimo, com Carlos Sainz (Ferrari) em oitavo, Sergio Pérez (Red Bull) em nono e Oscar Piastri (McLaren) em décimo.
Os pilotos voltam à pista neste sábado para a programação sprint do GP de São Paulo. A qualificação acontece a partir das 11h, enquanto a corrida está marcada para as 15h30.
A etapa na capital paulista terá transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e em Bandplay. A rádio BandNews FM e a Rádio Bandeirantes também acompanham em tempo real.
As transmissões na TV, site e Bandplay vão contar com narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.
Confira como foi a qualificação: