Após terminar a sexta-feira com o melhor tempo do dia, Max Verstappen repetiu a dose para desbancar o companheiro Sergio Pérez e liderar o terceiro treino livre do GP de Mônaco, na manhã deste sábado. Lewis Hamilton, o oitavo mais rápido, acabou batendo no muro na parte final da sessão. O incidente, a cinco minutos do fim, obrigou a direção de prova a decretar bandeira vermelha, o que encerrou a atividade antes do cronômetro zerar.
Apesar de ter sido o mais veloz, com 1:12.776, Verstappen não baixou a melhor marca do fim de semana, anotada por ele mesmo no segundo treino (1:12.462). Sergio Pérez ficou com o segundo posto, a 73 milésimos de Max. Surpresa no terceiro lugar, com Lance Stroll (1:12.942). Carlos Sainz garantiu o quarto lugar, com 1:13.261. E, novamente com um bom desempenho, Lando Norris foi o quinto (1:13.396).
Os tempos do terceiro treino livre do GP de Mônaco
Em cena rara, Hamilton erra e bate no muro
É incomum ver o heptacampeão cometer erros bobos, mas foi dessa forma que o britânico da Mercedes perdeu a traseira do carro, tentou corrigir e acabou indo parar no muro. Contudo, a batida não chegou a provocar muitos danos ao bólido Como houve a necessidade da retirada do W14 com o guincho dos fiscais de pista, a direção de prova decretou bandeira vermelha, encerrando a sessão mais cedo.
Sainz bate no segundo treino livre do GP de Mônaco de F1; assista
Pilotos tocam muro em busca de tempos baixos
Em Mônaco existe a máxima de que para um bom tempo vir é preciso encostar no muro (mas só de levinho). Verstappen, Leclerc e Russell seguiram a risca a ideia e acabaram raspando nas barreiras de proteção, mas sem danos para ambos.
F1: primeiro treino livre do GP de Mônaco termina após batida de Albon; assista
Panes em Alpine e Haas
Sem dúvidas, o terceiro treino livre foi o mais movimentado do fim de semana, com toques no muro, batidas como a de Hamilton, e panes, como a de Kevin Magnussen, da Haas, e Esteban Ocon da Alpine.
O francês sofreu problemas mecânicos dentro do túnel, que fizeram o carro ficar parado em um ponto perigoso. Contudo, Ocon conseguiu reiniciar o equipamento e retornar aos boxes. Já o dinamarquês precisou sair do carro para que os fiscais pudessem liberar a pista.
Os carros voltam à pista às 11h para a classificação do GP de Mônaco. Saiba onde assistir.