O brasileiro Felipe Drugovich foi o segundo colocado do primeiro treino livre do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (24). A etapa no circuito de Yas Marina encerra a temporada 2023 da Fórmula 1.
Escalado para substituir Fernando Alonso na Aston Martin durante a primeira sessão do fim de semana, o paranaense se dedicou inicialmente a trabalhos aerodinâmicos e foi o último da pista a registrar tempos. Quando começou, não decepcionou: andou sempre na briga pelas dez primeiras colocações.
A nove minutos para o fim, Drugo assumiu o segundo lugar, marcando 1:26.406. No fim, melhorou a marca para 1:26.360, garantindo a posição. A liderança ficou com George Russell, da Mercedes, que fez 1:26.072.
Para efeito de comparação, na outra Aston Martin, Lance Stroll ficou na quinta colocação. Na última tentativa, o canadense vinha em volta para brigar pelas primeiras posições, mas acabou atrapalhado por outro carro. Assim, ficou a 0.559do tempo de Russell.
Com a AlphaTauri, Daniel Ricciardo foi o terceiro, enquanto Yuki Tsunoda terminou em décimo. Na Ferrari, Carlos Sainz foi o sétimo colocado, enquanto Robert Shwartzman – que substituiu Charles Leclerc – foi o oitavo.
Completando as dez primeiras posições, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) foi quarto, com Oscar Piastri (McLaren) em sexto e Pierre Gasly (Alpine) em nono.
Pela Red Bull, que escalou dois novatos no lugar dos titulares, Jake Dennis foi 16º e Isack Hadjar foi 17º. Entre os novatos testados no treino, Frederik Vesti (Mercedes) terminou em 12º lugar, com Jack Doohan (Alpine) em 13º, Théo Pourchaire (Alfa Romeo) em 14º, Pato O’Ward (McLaren) foi 15º, Zak O’Sullivan (Williams) foi 18º e Oliver Bearman (Haas) foi 20º.
Os pilotos voltam agora à pista para o segundo treino livre, às 10h (horário de Brasília), com os titulares novamente nos respectivos carros. Você assiste ao vivo no Band.com.br.
Confira como foi o primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi: