Norris vence em Abu Dhabi e McLaren garante título de Construtores
Piloto da McLaren chegou à frente das Ferraris, que completaram o pódio, e o resultado confirmou o título da equipe britânica
A última corrida da temporada da Fórmula 1, realizada neste domingo (8) em Abu Dhabi, teve Lando Norris como vencedor (a quarta na temporada), e o resultado confirmou o título da McLaren no Mundial de Construtores.
As Ferraris chegaram a bater de frente, terminando a prova com Carlos Sainz em segundo e Charles Leclerc em terceiro. Oscar Piastri teve incidente com Max Verstappen e precisou fazer uma corrida de recuperação (chegou em 10º). No fim, Hamilton ainda superou Russell, o companheiro de Mercedes, e garantiu a quarta colocação. Verstappen foi o 6º colocado.
Desta forma, a McLaren somou 666 pontos na temporada, contra 652 da Ferrari. A Red Bull fez o campeão entre os pilotos, mas devido ao fraco rendimento de Pérez, ficou apenas com a terceira colocação.
Largada conturbada; Verstappen e Piastri se tocam
Com o título da temporada entre os pilotos definido para Verstappen, restava saber se a Ferrari seria capaz de tirar os 21 pontos de desvantagem. A largada, então, tinha tudo para ser benéfica à McLaren, que fez a dobradinha. Verstappen e Piastri, no entanto, se tocaram na saída e ambos ficaram para trás. Com os embates, Charles Leclerc ganhou 11 posições e pulou para oitavo. Desta forma, Norris confirmou a ponta, com Sainz em segundo e Gasly em terceiro. Já Pérez, também no início, rodou na primeira volta e abandonou.
Magnussen reclama de Bottas
Na volta 31, Kevin Magnussen, da Hass, havia acabado de sair dos boxes. Ao tentar ultrapassar Valtteri Bottas, da Sauber, houve a batida. Magnussen, então, reclamou de forma irônica. “Isso não é uma maravilha?”. Bottas terminou o campeonato sem qualquer ponto ganho ao longo de todas as etapas.
Ferraris pressionam Norris
Na volta 36, após trocas pelas paradas nos boxes, Norris era o líder, seguido pelas Ferraris de Sainz e Leclerc. O resultado ainda era o suficiente para a McLaren, de forma apertada, comemorar a conquista. Mas qualquer deslize do líder da prova mudaria o cenário. Não aconteceu e a McLaren comemorou.