Felipe Drugovich foi o 18º colocado do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Itália, no Autódromo de Monza, nesta sexta-feira (1º). O brasileiro substituiu Lance Stroll na programação da Aston Martin.
A escalação de Drugovich é parte da exigência do regulamento da Fórmula 1, que determina que cada equipe escale pilotos além dos titulares em pelo menos duas sessões de treinos livres ao longo da temporada.
Seguindo a regra, o paranaense – que já havia substituído o lesionado Stroll ao longo da pré-temporada – fez o primeiro treino livre da temporada. A próxima presença deve acontece no GP de Abu Dhabi.
Com uma agenda conservadora ao longo da sessão, Drugovich pilotou usando apenas pneus médios para coletar dados para a Aston Martin. Na melhor volta, marcou 1:24.140 – a 1.483 do melhor tempo da sessão, de Max Verstappen (Red Bull), que fez 1:22.657. Na outra Aston Martin, Fernando Alonso foi o sexto colocado, a 0.557 do holandês.
Red Bull e Ferrari disputaram entre si as primeiras posições. Carlos Sainz (Ferrari) foi o segundo, com Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro e Charles Leclerc (Ferrari) em quarto.
Na Mercedes, George Russell foi o quinto, enquanto Lewis Hamilton foi o oitavo. Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) foi sétimo, com Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em nono e Alexander Albon (Williams) em décimo.
Os pilotos voltam agora à pista para o segundo treino livre, nesta sexta-feira. A atividade tem início às 1h (horário de Brasília) e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.