Por essa, ninguém esperava: Nicholas Latifi liderou o terceiro treino livre do Grande Prêmio da Hungria, neste sábado (30), no circuito de Hungaroring. No fim da sessão, o canadense da Williams marcou 1:41.480 e garantiu a primeira posição.
A pista foi bastante afetada pela chuva ao longo de todo o treino. Diversos pilotos tiveram problemas de aderência – nos minutos finais, Sebastian Vettel escapou e foi parar nos pneus, provocando uma bandeira vermelha. O treino só foi reiniciado a menos de quatro minutos do fim.
Foi aí que o cenário mudou. Com o trilho formado, os pilotos deixaram de lado os pneus de chuva (azuis) e apostaram nos pneus intermediários (verdes). As marcas começaram a baixar.
Max Verstappen (Red Bull) fez 1:43.204 na última tentativa e assumiu a primeira posição. Mas Charles Leclerc (Ferrari) veio na sequência e marcou 1:42.141, tomando a liderança.
Até que pintou Nicholas Latifi: aproveitando a combinação de trilho na pista e pneus certos, o canadense tomou a liderança, deixando Leclerc em segundo, a 0.661. De quebra, Alexander Albon (Williams) fez uma volta a 0.901 do companheiro e pegou o terceiro lugar, deixando Verstappen em quarto.
E não é exagero dizer que ninguém esperava. Com dois pilotos entre os três primeiros colocados, até a Williams foi ao Twitter para brincar, questionando o que estava acontecendo.
A Mercedes, que sofreu com a falta de aderência, teve George Russell em quinto e Lewis Hamilton em 11º. Entre os dois, completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Alpine) foi sexto, Carlos Sainz (Ferrari) foi sétimo, Lando Norris (McLaren) foi oitavo, Sebastian Vettel (Aston Martin) foi nono e Kevin Magnussen (Haas) foi décimo.
Os pilotos agora voltam à pista para a classificação, a partir das 11h (horário de Brasília). Você acompanha tudo ao vivo na Band, no Bandsports e no Band.com.br - confira como assistir.
Confira como foi a sessão: