Max Verstappen vence GP da Holanda e abre mais de 100 pontos na liderança
Holandês chegou a 310 pontos, contra 201 de Charles Leclerc e Sergio Pérez
Max Verstappen venceu neste domingo (4) o Grande Prêmio da Holanda, a 15ª etapa etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Com uma apresentação consistente, o holandês da Red Bull dominou a corrida em Zandvoort e ficou ainda mais perto do título da categoria.
Largando da pole position, Verstappen praticamente não foi ameaçado ao longo das 72 voltas, perdendo a liderança apenas durante as janelas de trocas de pneus. No fim, ainda marcou a melhor volta, somando um ponto extra.
George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio com o terceiro lugar.
Com o resultado da prova, Verstappen chegou a 310 pontos no ano, isolando-se ainda mais na liderança do Mundial de pilotos. Leclerc reassumiu a vice-liderança com 201 pontos – mesma pontuação de Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, que perde o segundo lugar por ter menos vitórias que o monegasco. A diferença de Verstappen para os rivais mais próximos é de 109 pontos.
Segundo na prova, Russell chegou a 188 pontos, na quarta posição do Mundial. Carlos Sainz (Ferrari), oitavo na corrida após um erro da equipe no pit stop, tem 175 e é o quinto. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o quarto na pista e é o sexto entre os pilotos da temporada, contabilizando 158 pontos.
Completando o Top 10 da prova, Fernando Alonso (Alpine) foi o sexto, com Lando Norris (McLaren) em sétimo, Esteban Ocon (Alpine) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) em décimo.
Os pilotos voltam agora à pista no próximo final de semana, entre 9 e 11 de setembro, para o GP da Itália. A etapa em Monza é a 16ª da temporada e terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Veja como foi:
Tempo Real
Por hoje é só!
Mas no fim de semana já tem mais!
É a vez do GP da Itália, a 16ª etapa da temporada. Os primeiros treinos livres acontecem nesta sexta-feira (9), com cobertura do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Até lá!Max Verstappen 109 pontos de vantagem
Com os resultados na Holanda, Max Verstappen chegou a 310 pontos e se isolou ainda mais na liderança do Mundial de pilotos.
O holandês da Red Bull tem 109 pontos de vantagem para Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull). Ambos têm 201, com vantagem do monegasco no número de vitórias.Max Verstappen Vitória de Verstappen em Zandvoort!
Quem é capaz de parar Max Verstappen?
O holandês da Red Bull vence o GP da Holanda com a volta mais rápida, soma 26 pontos e fica ainda mais perto do bicampeonato na Fórmula 1.
George Russell (Mercedes) é segundo, com Charles Leclerc (Ferrari) completando o pódio em terceiro.- Volta 72/72
Última volta!
Max Verstappen (Red Bull) lidera, com George Russell (Mercedes) em segundo e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro.
- Volta 70/72
Sergio Pérez Segura!
Sergio Pérez (Red Bull) tenta ultrapassar, mas Carlos Sainz (Ferrari) fecha a porta e faz o mexicano botar a roda na grama.
- Volta 69/72
Três voltas para o fim
E Max Verstappen (Red Bull) lidera com a volta mais rápida. Mais 26 pontos na conta do holandês?
- Volta 67/72
Fim de prova quente
Agora é a vez da disputa pelo quinto lugar - mas sem Lewis Hamilton (Mercedes). Carlos Sainz (Ferrari) tenta segurar Sergio Pérez (Red Bull), que é sexto.
- Volta 66/72
Charles Leclerc Foi!
Chegou e passou: Charles Leclerc (Ferrari) tomou o terceiro lugar de Lewis Hamilton (Mercedes).
- Volta 65/72
HAM x LEC
Lewis Hamilton (Mercedes) vai ficando para trás e vendo a concorrência encostar. Agora é Charles Leclerc (Ferrari) quem cola para tentar ultrapassar, em busca da terceira posição.
- Volta 64/72
Mercedes Fogo amigo
Agora é George Russell quem ultrapassa Lewis Hamilton, em uma briga interna da Mercedes. O jovem britânico toma o segundo lugar na reta dos boxes.
- Volta 61/72
Max Verstappen Sem tempo, irmão!
Na relargada, Lewis Hamilton tenta acertar a estratégia, mas Max Verstappen não dá chance: o holandês vai para cima e passa o heptacampeão por fora, reassumindo a liderança.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 60/72
Vem aí...
O safety car vai recolher. Vamos à relargada...
- Volta 59/72
Estratégia
Lewis Hamilton lidera com pneus médios. Os dez primeiros:
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Fernando Alonso (ESP/Alpine)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Volta 57/72
Red Bull Red Bull nos boxes
Max Verstappen e Sergio Pérez colocam pneus macios para as últimas voltas. O holandês lidera, enquanto o mexicano é o quinto colocado.
- Volta 56/72
Valtteri Bottas Bottas parando...
Valtteri Bottas para no fim da reta dos boxes e abandona. O carro do finlandês ficou em posição perigosa, o que determinou: safety car na volta 57.
- Volta 53/72
Não gostou!
Fernando Alonso (Alpine) tentou ultrapassar Lando Norris (McLaren), mas o britânico fechou a porta e protegeu o oitavo lugar. O espanhol ficou sem espaço e tocou fora da pista, gesticulando dentro do cockpit.
- Volta 50/72
Liberou!
Sem o virtual safety car, os 10 primeiros são:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- Fernando Alonso (ESP/Alpine)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)