Lando Norris vence corrida e destrona Max Verstappen na Holanda

Piloto da McLaren é ultrapassado na largada, mas se recupera e vence o GP da Holanda superando Verstappen, que havia vencido as três últimas corridas em casa

Temporada 2024 de Fórmula 1
GP da Holanda - corrida
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Escrita quebrada. Lando Norris confirmou o bom momento individual e o da McLaren, venceu o GP da Holanda neste domingo (25), disputado no Circuito de Park Zandvoort, e interrompeu um tabu incômodo de jamais chegar em primeiro nas corridas em que largou na pole (quatro vezes na carreira e três na atual temporada). Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, ficou na terceira colocação. 

Desta forma, Verstappen foi destronado em casa pela primeira vez desde 2021, ano em que o circuito da torcida laranja voltou ao calendário da F1 depois de 36 anos de ausência. Pelo lado da McLaren, esta foi a segunda vez que a equipe venceu no país após largar no topo do grid. A primeira foi com o francês Alain Prost, em 1984. 

Com o resultado de hoje, Norris (225 pontos) se consolida na segunda colocação do mundial de pilotos e começa a esquentar a briga pelo título em 2024, que até então parecia já definido para Verstappen (295). A McLaren (403 pontos), no entanto, definitivamente cresce na briga contra e Red Bull (434) pelo Mundial de Construtores.

Na atual temporada, o GP da Holanda marcou a volta das corridas após um hiato de quase 1 mês, por conta de recesso da categoria iniciado no GP da Bélgica.

Norris vacila na largada
Lando Norris largou na pole pela quarta vez na atual temporada, mas não aproveitou. Melhor para Max Verstappen, que saiu bem e assumiu a ponta logo no início. Piastri, o outro piloto da McLaren, perdeu a terceira colocação para Russel, da Mercedes. Não houve acidentes.

Com poucas alterações no início da prova, coube a Hamilton iniciar um processo de recuperação. O piloto da Mercedes largou em 15º, após perder três posições no grid por atrapalhar Sergio Pérez durante o Q1 da classificação, e em 15 voltas já era o 10º.

Verstappen é superado por Norris
Na 17ª volta, o esperado embate aconteceu. Norris encostou em Verstappen, que perdeu rendimento por conta de pneus “adormecidos”, como definiu em conversa pelo rádio com a equipe, e ultrapassou o piloto do Red Bull com extrema facilidade.

"Não consigo andar mais rápido. O carro não responde aos meus comandos", dizia Verstappen em conversa posterior à perda de posição. Nos treinos de sexta, após andar atrás das Mercedes e das McLarens, ele já havia declarado que o carro estava muito lento.

Na 25ª volta, as primeiras paradas, com Leclerc, da Ferrari, e Russell, da Mercedes. Entre os três primeiros, Verstappen foi o primeiro a ir ao pit stop, e retornou na 5ª colocação. Norris foi ao box na sequência e voltou uma posição à frente do rival holandês.

Piastri aperta o ritmo, mas fica em 4º
Poucos após a metade da prova, Piastri superou Russell, assumiu a quarta colocação e acelerou em buscar de Leclerc para conquistar um lugar no pódio. Em vão. O piloto da Ferrari sustentou a posição e garantiu o terceiro lugar. Já Norris abriu vantagem e recebeu a bandeirada final com 22s à frente de Verstappen.
 






 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.