Max Verstappen foi o mais rápido do terceiro treino livre do Grande Prêmio da Holanda, neste sábado (26). A etapa é a 13ª etapa da temporada 2023 da F1.
Em uma sessão marcada pela chuva e pelas três bandeiras vermelhas em 60 minutos, o holandês da Red Bull garantiu a primeira posição a menos de três minutos para o fim, graças à marca de 1:21.631. George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado, enquanto Sergio Pérez, também da Red Bull, foi o terceiro.
O asfalto molhado e o traçado sinuoso criaram dificuldades para os pilotos ao longo do treino. Kevin Magnussen (Haas), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Liam Lawson (AlphaTauri) escaparam da pista, provocando bandeiras vermelhas. Além disso, vários carros passaram reto pela curva 1, mas sem graves consequências.
A última interrupção, causada por uma rodada de Lawson, deixou menos de dez minutos para as últimas voltas. Verstappen então aproveitou o asfalto mais seco e, com pneus intermediários, garantiu a melhor volta da sessão.
A McLaren chegou a brigar pelas primeiras posições, mas terminou com colocações discretas: Oscar Piastri foi o sétimo, enquanto Lando Norris foi o décimo.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Aston Martin) foi o quarto, com Lewis Hamilton (Mercedes) em quinto, Alexander Albon (Williams) em sexto, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em oitavo e Charles Leclerc (Ferrari) em nono.
Os pilotos voltam agora à pista para a classificação, ainda neste sábado. A atividade tem início às 10h e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker.
Confira como foi o terceiro treino livre do GP da Holanda: