Max Verstappen começou a programação do Grande Prêmio da Holanda com o pé direito, liderando nesta sexta-feira (25) o primeiro treino livre do fim de semana. A etapa no Circuito de Zandvoort é a 13ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
O holandês da Red Bull teve participação discreta ao longo da sessão. No entanto, a oito minutos para o fim, marcou 1:11.852 e assegurou a primeira colocação. No fim, com o cronômetro zerado, ainda escapou da pista, em um incidente sem grandes desdobramentos.
O segundo lugar ficou com Fernando Alonso, da Aston Martin, que marcou 1:12.130. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro, enquanto Sergio Pérez (Red Bull) terminou em quarto.
Pérez chegou a liderar a sessão até perto do fim. No entanto, após uma bandeira vermelha provocada por um acidente de Nico Hulkenberg (Haas), os três primeiros colocados reagiram e superaram a volta do mexicano.
A Williams surpreendeu, com Alexander Albon em quinto e Logan Sargeant em sétimo. Na McLaren, Lando Norris foi o sexto e Oscar Piastri foi o oitavo.
Completando as dez primeiras posições, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o nono, com Esteban Ocon (Alpine) em décimo. Lance Stroll (Aston Martin) foi o único que não registrou tempo e terminou na última colocação.
Os pilotos voltam agora à pista às 11h (horário de Brasília) para o segundo treino livre, com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker.
Confira como foi o primeiro treino livre do GP da Holanda: