Max Verstappen venceu neste domingo (4) o Grande Prêmio da Holanda, a 15ª etapa etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Com uma apresentação consistente, o holandês da Red Bull dominou a corrida em Zandvoort e ficou ainda mais perto do título da categoria.
Largando da pole position, Verstappen praticamente não foi ameaçado ao longo das 72 voltas, perdendo a liderança apenas durante as janelas de trocas de pneus. No fim, ainda marcou a melhor volta, somando um ponto extra.
George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio com o terceiro lugar.
Com o resultado da prova, Verstappen chegou a 310 pontos no ano, isolando-se ainda mais na liderança do Mundial de pilotos. Leclerc reassumiu a vice-liderança com 201 pontos – mesma pontuação de Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, que perde o segundo lugar por ter menos vitórias que o monegasco. A diferença de Verstappen para os rivais mais próximos é de 109 pontos.
Segundo na prova, Russell chegou a 188 pontos, na quarta posição do Mundial. Carlos Sainz (Ferrari), oitavo na corrida após um erro da equipe no pit stop, tem 175 e é o quinto. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o quarto na pista e é o sexto entre os pilotos da temporada, contabilizando 158 pontos.
Completando o Top 10 da prova, Fernando Alonso (Alpine) foi o sexto, com Lando Norris (McLaren) em sétimo, Esteban Ocon (Alpine) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) em décimo.
Os pilotos voltam agora à pista no próximo final de semana, entre 9 e 11 de setembro, para o GP da Itália. A etapa em Monza é a 16ª da temporada e terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Veja como foi: