Lance Stroll liderou o primeiro e único treino livre para o GP da China, válido pela quinta etapa da temporada 2024 de Fórmula 1 - primeira do ano em formato Sprint. Oscar Piastri, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull, foram o segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Com o circuito inédito para vários pilotos, já que não recebia a F1 desde 2019 (em função da pandemia de Covid-19), a pista foi evoluindo ao longo da sessão e diversas zebras pintaram na ponta da tabela de tempos, até que o canadense da Aston Martin fez a melhor marca (1:36.302) pouco antes do cronômetro zerar. Sergio Pérez (Red Bull) e Nico Hulkenberg (Haas) completaram o top 5.
Confira o resultado do treino livre do GP da China
Fogo misterioso marca treino livre do GP da China
Apesar da pista “verde” pela ausência da F1 no país nos últimos cinco anos, e por ter pilotos que sequer correram em Xangai, caso de Guanyu Zhou, que corre em casa, não houve escapadas ou acidentes. Houve, contudo, um fogo misterioso na grama ao lado da pista, provocando a interrupção da sessão por bandeira vermelha por alguns minutos até que os bombeiros contivessem as chamas.
Os pilotos retornam à pista logo mais, às 4h30, para a classificação - assista aqui - que define o grid de largada da corrida sprint (marcada para às 00h00 de sábado).