Max Verstappen conquistou neste sábado (20) a pole position do Grande Prêmio da China, em Xangai, mantendo um aproveitamento de 100% no quesito desde o começo da temporada 2024.
Foi a quinta vez em cinco etapas que o holandês da Red Bull larga na primeira posição, repetindo os feitos de Bahrein, Arábia Saudita, Austrália e Japão. De quebra, foi ainda a 100ª pole da equipe na F1.
A sessão foi marcada pelo domínio do tricampeão, que liderou o Q1, o Q2 e o Q3. No Q3, assumiu a liderança na primeira tentativa ao marcar 1:33.977, depois melhorou o próprio tempo na segunda chance: 1:33.660.
O segundo lugar ficou com Sergio Pérez, também da Red Bull, que marcou 1:33.982. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou com o terceiro lugar.
A McLaren terminou com Lando Norris em quarto e Oscar Piastri em quinto. Na Ferrari, Charles Leclerc foi sexto, enquanto Carlos Sainz – que sofreu um acidente no Q2 e ainda conseguiu se recuperar para avançar – ficou com o sétimo lugar.
Completando as dez primeiras posições, George Russell (Mercedes) ficou em oitavo, com Nico Hulkenberg (Haas) em nono e Valtteri Bottas (Sauber) em décimo.
Os pilotos voltam à pista neste domingo (21) para o Grande Prêmio da China, com largada às 4h (horário de Brasília). Você assiste ao vivo no Band.com.br.
Confira como foi a classificação: