O show da Mercedes no circuito de Spa-Francorchamps, neste domingo (28), acabou manchado pela desclassificação de George Russell, que havia vencido o GP da Bélgica. A punição se deu pelo fato do carro do piloto britânico completar a prova 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido.
Desta forma, Lewis Hamilton herda a posição do companheiro de equipe, com Oscar Piastri em segundo e Charles Leclerc em terceiro. Verstappen, o líder do campeonato, pula para quarto.
Leclerc larga bem, mas Hamilton atropela
Após uma pole improvável, Charles Leclerc largou bem, mas manteve a ponta por apenas três voltas. Coube a Hamilton, que partiu em terceiro, superar Sergio Pérez em um belo embate e assumir a 1ª posição com um ritmo inicial bem forte. Àquela altura, Verstappen, que largou em 11º por conta de punição, já era o 8º colocado. Lando Norris, que largou na terceira fila, caiu para 7º.
Desgaste dos pneus
Diferentemente dos treinos de sábado, a corrida deste domingo transcorreu basicamente com a pista seca, confirmando a previsão meteorológica, o que causou um maior desgaste de pneus para as equipes. Diante deste cenário, os pilotos tentaram se poupar no início.
Na 10ª volta (de um total de 44), Hamilton conversou com a equipe pelo rádio dizendo que os pneus ainda estavam bons, mas já começando a perder rendimento. Na volta 11, Verstappen e Russel foram aos boxes para colocar pneus duros. Hamilton, Pérez e Piastri tomaram o mesmo caminho na sequência. Sainz, Norris e Alonso, sem parar, assumiram provisoriamente as primeiras posições, iniciando o duelo de estratégias.
Piastri erra na parada e quase atropela a equipe
Na 27ª volta, Leclerc foi para a segunda parada, assim como Hamilton, que contou com o bom trabalho da Mercedes para voltar em 6º. No pelotão de frente, os pilotos permaneciam com apenas um pit stop. Piastri, então, assumiu a liderança e passou a ditar o ritmo da corrida até para na volta 31. No entanto, ele entrou nos boxes muito rápido e quase atropelou os membros da equipe. Ao perder tempo, voltou colado com Verstappen.
Briga pela liderança e vitória de Russell (na pista)
Na volta 36, Piastri partiu para cima de Leclerc e, em uma manobra ousada, passou o ferrarista por fora para tentar encostar nos líderes. Hamilton e Russell, que estava com pneus desgastados, passaram a brigar pela ponta, com o piloto da McLaren à espreita. No fim da corrida, muita emoção. E dobradinha da Mercedes na ponta. O resultado oficial, porém, foi alterado com a desclassificação de Russell.