Charles Leclerc conquistou nesta sexta-feira (28) a pole position do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. A etapa é a 12ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
A primeira posição no Q3 ficou com Max Verstappen, da Red Bull, que marcou 1:46.168. O holandês, no entanto, foi punido por uma troca de câmbio e perdeu cinco posições no grid, caindo para a sexta colocação.
Assim, Leclerc herdou a primeira colocação. O monegasco da Ferrari havia sido o segundo colocado, com 1:46.988.
A pole é a segunda de Charles Leclerc em 2023. Antes, o piloto do carro 16 havia sido o primeiro colocado no grid do GP da Azerbaijão, no qual terminou em terceiro lugar.
Sergio Pérez (Red Bull), terceiro no Q3, largará em segundo. Na segunda fila, Lewis Hamilton (Mercedes) largará em terceiro, com Carlos Sainz (Ferrari) em quarto. Oscar Piastri (McLaren), na quinta posição, divide a terceira fila com Verstappen.
Confira os dez primeiros colocados do grid de largada do GP da Bélgica:
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) foi o sétimo, com George Russell (Mercedes) em oitavo, Fernando Alonso (Aston Martin) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) em décimo. Nenhum deles teve a posição alterada em relação ao resultado do Q3.
Confira o resultado da classificação, sem punições:
Os pilotos voltam à pista neste sábado (29), com a classificação da corrida sprint às 7h e a corrida sprint às 11h30 (horário de Brasília). A corrida principal é no domingo (30), às 10h (de Brasília). O Band.com.br exibe ao vivo toda a programação.