Leclerc segura Verstappen no fim e vence o Grande Prêmio da Áustria
Lewis Hamilton completou o pódio na etapa, que viu abandonos de carros de Red Bull e Ferrari
Charles Leclerc venceu neste domingo o Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Com uma apresentação sólida, o monegasco contou com um desempenho competitivo da Ferrari para levar a melhor sobre Max Verstappen, da Red Bull, que foi o segundo colocado.
Na Mercedes, o domingo foi de boa apresentação, com Lewis Hamilton completando o pódio na terceira posição. George Russell foi o quarto.
Se Leclerc e Verstappen foram protagonistas, o mesmo não pode ser dito dos companheiros de ambos. Sergio Pérez foi atingido por George Russell na primeira volta e acabou abandonando nas voltas seguintes, enquanto Carlos Sainz teve um problema de motor quando disputava a segunda posição e precisou escapar de uma Ferrari em chamas.
A zona de pontuação ainda mostrou desempenhos competitivos de Alpine (Esteban Ocon foi quinto e Fernando Alonso foi décimo), Haas (Mick Schumacher foi sexto e Kevin Magnussen foi oitavo) e McLaren (Lando Norris foi sétimo e Daniel Ricciardo foi nono).
Com o resultado, Leclerc chegou a 170 pontos e reassumiu a vice-liderança do Mundial - Pérez e Sainz não pontuaram e permaneceram respectivamente em terceiro (151 pontos) e quarto (133). Max Verstappen ainda lidera, agora com 208 pontos.
Os pilotos agora voltam à pista para o Grande Prêmio da França, em Paul Ricard, entre os dias 22 e 24 de julho. A etapa contará mais uma vez com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Confira como foi a corrida:
Tempo Real
Au revoir!
Nos vemos agora no Grande Prêmio da França. A etapa em Paul Ricard acontece entre os dias 22 e 24 de julho - e tem cobertura completa novamente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Até a próxima!Charles Leclerc Fala, Charles!
"Foi uma corrida muito boa. Nós tínhamos ritmo. O fim foi incrivelmente difícil. Eu tinha este problema de acelerador, mas conseguimos administrar até o fim. Estou muito feliz."
O resultado final
Os 10 primeiros colocados do GP da Áustria:
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Mick Schumacher (ALE/Haas)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
- Fernando Alonso (ESP/Alpine)
- Volta 71/71
Charles Leclerc Vitória de Charles Leclerc!
Charles Leclerc vence o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1!
Mesmo pressionado no fim, o monegasco da Ferrari segurou a Red Bull de Max Verstappen, que ficou em segundo. Lewis Hamilton (Mercedes) foi terceiro. - Volta 67/71
Vai ter briga?
Faltando quatro voltas para o fim, Max Verstappen (Red Bull) vai chegando em Charles Leclerc (Ferrari). A diferença entre os dois é de apenas 2.7...
- Volta 65/71
Valtteri Bottas Vale ponto
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) passa Alex Albon (Williams) e assume a décima posição. O finlandês vai tirando o tailandês da zona de pontuação.
- Volta 61/71
Dez voltas para o fim
E a briga segue aberta. Charles Leclerc (Ferrari) lidera, com Max Verstappen (Red Bull) em segundo. O holandês vai fazendo a melhor volta e está a menos de 3 segundos do monegasco.
- Volta 59/71
Líderes nos boxes
Com o VSC acionado, Ferrari e Red Bull chamam seus pilotos para as últimas trocas de pneus. Charles Leclerc e Max Verstappen colocaram pneus médios, voltando respectivamente em primeiro e segundo lugares.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 59/71
Carlos Sainz Incêndio no carro de Sainz
Uma cena assustadora: Carlos Sainz (Ferrari) tentava ultrapassar Max Verstappen (Red Bull) para buscar a segunda posição quando o motor teve problemas. O espanhol precisou sair da pista e abandona.
No entanto, ao recolher, a Ferrari de Sainz começou a pegar fogo. O espanhol demorou para sair do cockpit, gerando apreensão. Felizmente, tudo bem com Sainz. - Volta 53/71
Charles Leclerc Briga? Que briga?
A gente ia dizer que Charles Leclerc (Ferrari) chegava para brigar pela liderança com Max Verstappen (Red Bull), mas não deu nem tempo: o monegasco abriu a asa, foi para cima, aproveitou a freada atrasada do holandês e foi embora como líder de novo.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 51/71
Nicholas Latifi Fim da linha para Latifi
Mais um que abandona: Nicholas Latifi vai para os boxes da Williams e recolhe.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 50/71
Charles Leclerc Ferrari nos boxes
Estratégia ousada: os pilotos da Ferrari vão para os boxes e colocam pneus duros.
Max Verstappen (Red Bull) lideran, com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro. A briga no fim promete. - Volta 40/71
Sebastian Vettel O susto!
Sebastian Vettel (Aston Martin) roda em uma disputa de posição com Pierre Gasly (AlphaTauri) e vai parar na brita. O alemão consegue retomar o rumo e volta à pista, mas reclama bastante no rádio com a equipe sobre o francês.
- Volta 37/71
Max Verstappen Verstappen nos boxes
Max Verstappen (Red Bull) vai para os boxes e coloca pneus duros, voltando em terceiro.
Pode ser o tudo ou nada para o holandês se ele conseguir manter esse jogo de pneus até o fim.Ocorreu um problema ao carregar o tweet - Volta 36/71
Abre o olho, Verstappen...
Que o Carlos Sainz (Ferrari) já está ali no retrovisor, e a briga pelo segundo lugar vai esquentar logo...
- Volta 33/71
Charles Leclerc De novo a Ferrari na frente!
Com a Ferrari competitiva, Charles Leclerc não perde a chance. No começo da volta 77, o monegasco abriu a asa, foi pra cima e passou de novo Max Verstappen (Red Bull) para recuperar a liderança.
- Volta 28/71
Lewis Hamilton Hamilton troca pneus
Lewis Hamilton entra nos boxes e perde tempo na troca de pneus, voltando em sexto lugar, atrás de Lance Stroll - o canadense, porém, ainda não parou.
Neste momento:- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)