George Russell vence GP da Áustria após choque de Verstappen e Norris

Incidente entre Max Verstappen e Lando Norris abriu caminho para a vitória do piloto da Mercedes

Temporada 2024 de Fórmula 1
Spielberg (Áustria)
GP da Áustria de Fórmula 1
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Vitória inesperada de George Russell. Neste domingo (30), Max Verstappen e Lando Norris se tocaram em disputa pela liderança e o resultado do GP da Áustria "caiu no colo" do piloto da Mercedes. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio. Verstappen ainda conseguiu a quinta colocação. Esta foi a primeira vitória da Mercedes e de Russel desde o GP de São Paulo em novembro de 2022.

“Eu estava torcendo para acontecer o que aconteceu. A gente sonhou com essa possibilidade. Mas a gente trabalhou muito duro desde o começo do ano. As últimas corridas foram muito boas e tem mais por vir”, disse Russell.

Duelo Verstappen x Norris decide a corrida
Após abrirem vantagens confortáveis, Verstappen e Norris foram para o pit ao mesmo tempo, na 24ª volta, e retomaram com diferença de sete segundos entre eles. Na volta 52, Verstappen e Norris fizeram o pit stop novamente juntos. Desta vez, a Red Bull demorou 6,5s para liberar o holandês, e acirrou a disputa pela liderança. 

Norris colou no rival, mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. Faltando 15 voltas, a perseguição ficou acentuada. Na volta 59, Norris enfim passou Verstappen, mas teve que devolver a posição ao levar vantagem por sair da pista. Na sequência, novo duelo e a mudança no resultado da corrida. Os pilotos se tocaram, os pneus dos dois carros estouraram, e a vitória ficou com a Mercedes.


Verstappen termina em 5º
Apesar do incidente tirar o triunfo do piloto da Red Bull, Verstappen conseguiu prosseguir na corrida e terminar na quinta colocação, enquanto Norris teve que abandonar. Com isso, o holandês foi aos 227 pontos, enquanto Norris permanece em segundo, com 156, e Leclerc é o terceiro, com 150. Mesmo com a vitória, Russell é apenas o sétimo, com 86 pontos.

Início com Hamilton hábil e Leclerc em apuros
Na largada, Verstappen, que era pole, manteve a dianteira e já abriu vantagem na primeira volta, com Noris absoluto em segundo. Hamilton, que largou em quinto, ganhou a posição de Sainz e, em sequência, travou duelo com Russell. No entanto, após ultrapassar o companheiro de Mercedes levou o troco imediato. 

A desvantagem maior ficou para Leclerc. O piloto da Ferrari foi tocado por Piastri e, logo na segunda volta, teve de ir ao box por conta de problemas na asa dianteira. Ao voltar para a pista, caiu para a penúltima colocação e teve o desempenho comprometido.


Resultado da corrida
1) George Russell (Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull)
6) Nico Hülkenberg (Haas)
7) Sergio Pérez (Red Bull)
8) Kevin Magnussen (Haas)
9) Daniel Ricciardo (RB)
10) Pierre Gasly (Alpine)
11) Charles Leclerc (Ferrari)
12) Esteban Ocon (Alpine)
13) Lance Stroll (Aston Martin)
14) Yuki Tsunoda (RB)
15) Alexander Albon (Williams)
16) Valtteri Bottas (Sauber)
17) Zhou Guanyu (Sauber)
18) Fernando Alonso (Aston Martin)
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
(Abandono) Lando Norris (McLaren)

Próxima etapa
O próximo desafio da F1 acontece no fim de semana de 5 a 7 de julho, com a disputa do GP da Inglaterra, em Silverstone. O Grupo Bandeirantes fará a cobertura completa do evento.

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.