Max Verstappen venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. Foi a 16ª vitória do tricampeão em 19 etapas na temporada 2023 da Fórmula 1 - um recorde de vitórias no mesmo ano em toda a história da categoria.
De quebra, foi ainda a 51ª vitória do holandês da Red Bull na F1. Com a marca, ele iguala Alain Prost na quarta colocação entre os pilotos que mais venceram na história, atrás de Sebastian Vettel (53), Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103).
Hamilton foi o segundo colocado na prova deste final de semana na Cidade do México, o que embolou de vez a briga pelo vice-campeonato em 2023. Sergio Pérez, o atual segundo colocado no Mundial de pilotos, abandonou em decorrência de um acidente com Charles Leclerc ainda na largada. O monegasco da Ferrari foi o terceiro colocado, completando o pódio.
Com os resultados, o mexicano da Red Bull permaneceu com 240 pontos, enquanto o heptacampeão da Mercedes subiu a 220 - graças ao ponto extra pela volta mais rápida no fim. Max Verstappen, já campeão por antecipação, foi a 491 com a vitória.
Carlos Sainz foi o quarto colocado com a Ferrari, enquanto George Russell foi o sexto com a Mercedes. Na McLaren, Lando Norris foi o quinto, enquanto Oscar Piastri terminou em oitavo.
Completando as dez primeiras posições, Daniel Ricciardo (AlphaTauri) foi sétimo e somou os primeiros pontos em 2023, enquanto Alexander Albon (Williams) foi nono e Esteban Ocon (Alpine) foi décimo.
Classificação da temporada 2023 da F1
Com os resultados do GP do México 2023, os cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos são:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull): 491 pontos
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 240 pontos
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 220 pontos
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 183 pontos
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 183 pontos
Próxima etapa: GP de São Paulo
A Fórmula 1 volta à pista já no próximo final de semana com o Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos. A 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.